Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the schema-and-structured-data-for-wp domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u126472646/domains/danielrebolledo.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u126472646/domains/danielrebolledo.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Deprecated: File class-phpmailer.php is deprecated since version 5.5.0! Use wp-includes/PHPMailer/PHPMailer.php instead. The PHPMailer class has been moved to wp-includes/PHPMailer subdirectory and now uses the PHPMailer\PHPMailer namespace. in /home/u126472646/domains/danielrebolledo.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Deprecated: File class-smtp.php is deprecated since version 5.5.0! Use wp-includes/PHPMailer/SMTP.php instead. The SMTP class has been moved to the wp-includes/PHPMailer subdirectory and now uses the PHPMailer\PHPMailer namespace. in /home/u126472646/domains/danielrebolledo.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Artrose de Quadril | Dr. Daniel Rebolledo

Artrose de Quadril (Osteoartrose)

A artrose ou osteoartrose é uma doença articular degenerativa que pode afetar qualquer articulação do corpo, mas está associada com articulações que suportam peso como o quadril. Com o passar do tempo, devido ao envelhecimento, trauma ou outros fatores, a cartilagem que reveste as articulações começa a se deteriorar. Sem cartilagem, as articulações perdem sua função e os ossos começam a se raspar diretamente à medida que a pessoa se movimenta.

Esse desgaste da articulação  provoca dor, rigidez e pode limitar a mobilidade. Uma pessoa com artrose do quadril começa a sentir dor para pequenas atividades cotidianas , como colocar um sapato, levantar de uma cadeira , ou andar pequenas distâncias.

A artrose sempre progride ao longo do tempo, por isso, é muito importante um diagnóstico e tratamento precoces para que este seja mais efetivo e para que o paciente tenha uma limitação menor no seu dia a dia.

Existem algumas opções de tratamento da artrose do quadril  que variam de acordo com o estilo de vida do paciente e estágio da doença. O tratamento  pode incluir desde mudanças de estilo de vida, exercícios simples, fisioterapia e uso de medicamentos,  até passar por infiltrações e viscossuplementação. O último estágio de tratamento é a cirurgia.

Tratamento clínico

  • Mudança de estilo de vida: correção de atividades que sobrecarreguem o quadril podem ser sugeridas, assim como a substituição de atividades físicas de impacto como corrida e futebol por natação e ciclismo, além de introdução de atividades como alongamentos e pilates.
  • Diminuição de peso: Pode ser uma medida benéfica para a articulação e para a saúde em geral.
  • Medicamentos condroprotetores: são medicamentos que possuem proteínas que participam da regeneração da articulação. Podem ser utilizados nos graus iniciais de artrose.
  • Medicamentos anti- inflamatórios e analgésicos: o tratamento da dor está entre os métodos de tratamento de primeira linha para artrose do quadril. Aos que possuem sintomas suaves, analgésico e anti- inflamatórios podem ser suficientes para controlar a dor.
  • Fisioterapia: através de terapias para controle de dor, alongamentos e fortalecimentos específicos , o paciente poderá ter sua dor controlada e se preparar melhor para uma futura cirurgia.
  • Infiltrações articulares e viscossuplementação:  são feitas com medicamentos injetados diretamente na articulação do quadril com objetivo de redução da da inflamação  e melhora da movimentação da articulação do quadril. Elas podem ser utilizadas em casos de artrose moderada que não melhoraram com tratamento conservador.

Tratamento cirúrgico

Nos casos em que o tratamento clínico não é mais suficiente para controlar a dor e manter a qualidade de vida em um nível aceitável, deve ser indicado o procedimento cirúrgico.

A cirurgia consiste na retirada da articulação do quadril doente  e na colocação de uma prótese de quadril artificial. A maioria das pessoas que se submetem à cirurgia de quadril, são aquelas  que possuem dor extrema mesmo em repouso, e apresentam muita dificuldade para locomoção e realização de atividades diárias. Para estas pessoas, uma cirurgia pode ajudar na recuperação da mobilidade articular e de uma vida sem dor.

PerguntasFrequentes

Como é a anatomia do quadril?


Deprecated: Function wp_make_content_images_responsive is deprecated since version 5.5.0! Use wp_filter_content_tags() instead. in /home/u126472646/domains/danielrebolledo.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

A articulação do quadril é do tipo “bola e soquete” , ou seja um cabeça femoral arredondada se encaixa na região da bacia que é chamada de acetábulo.

Tanto a cabeça do fêmur como o acetábulo são revestidos de cartilagem, que é um tecido com superfície super lisa e brilhante que permite um perfeito movimento durante vários anos de nossas vidas.

Toda articulação é revestida de uma bolsa chamada de sinóvia. Esta sinóvia produz um líquido sinovial que lubrifica a articulação e nutre as células da cartilagem.

A artrose, é justamente o desgaste da cartilagem que provoca contato de um osso com o outro. Isto provoca inflamação da articulação e da sinóvia,o que é chamada de sinovite.

Quais as causas da osteoartrose do quadril?


Deprecated: Function wp_make_content_images_responsive is deprecated since version 5.5.0! Use wp_filter_content_tags() instead. in /home/u126472646/domains/danielrebolledo.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Não existe uma única causa de artrose. Existem vários fatores que podem contribuir para que uma articulação evolua com osteoartrose.

  • idade: quanto maior a idade, maior o tempo de desgaste, e maior a chance de erosão da cartilagem.
  • antecedente familiar: existe uma predisposição genética para artrose.
  • obesidade: quanto maior o peso que uma articulação de carga suporta, maior a chance dela se desgastar.
  • doença prévia: fraturas na articulação do quadril, infecções prévias e tumores na articulação do quadril, podem levar à artrose precoce.
  • má- formação do quadril: doenças que levem à uma má- formação da articulação como displasia congênita do quadril, doença de Perthes e epifisiolistese podem levar à um desgaste precoce da articulação.

Quais os sintomas da artrose de quadril?


Deprecated: Function wp_make_content_images_responsive is deprecated since version 5.5.0! Use wp_filter_content_tags() instead. in /home/u126472646/domains/danielrebolledo.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

O sintoma mais precoce da osteoartrose de quadril é a dor ao redor desta articulação. Normalmente esta dor fica na região anterior, que é região da frente da  articulação. A dor inicialmente é insidiosa e intermitente, mas vai ficando cada vez mais intensa e frequente. No início do quadro, a dor piora apenas com determinados movimentos e melhora com o repouso. A dor e rigidez costumam ser piores de manhã, ou ao se levantar após sentar por longos períodos. Nos casos mais avançados , a dor fica constante e não melhora com medicamentos. Outros sintomas da osteoartrose incluem:

  • dor irradiada para coxas e nádegas.
  • rigidez da articulação.
  • incapacidade para pequenas atividades como colocar calçado, levantar de cadeiras, subir escadas.
  • sensação de atrito ou estralidos ao mover a articulação.
  • sensação de “travamento” da articulação.
  • fragilidade ao redor da articulação e inchaço local.
  • dificuldade de caminhar, com marcha “manca” e necessidade de apoios como bengala.
  • piora da dor com tempo frio ou no período de chuvas.

Como é feito o diagnóstico da artrose do quadril?


Deprecated: Function wp_make_content_images_responsive is deprecated since version 5.5.0! Use wp_filter_content_tags() instead. in /home/u126472646/domains/danielrebolledo.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

A artrose de quadril é diagnosticada através de uma combinação de um  histórico médico, exame físico e exames de imagem. Uma história médica representa uma sessão de perguntas e respostas entre o médico e o paciente, onde este descreve como se sente e quais são os principais sintomas.

No exame físico alguns testes específicos da articulação do quadril e de outras regiões como coluna  e membros inferiores são realizados para confirmar o diagnóstico inicial.

Exames: Normalmente as radiografias simples  são solicitadas e são suficientes para confirmarem o diagnóstico de osteoartrose.Na radiografia podem ser observadas a diminuição da interlinha articular, osteófitos, esclerose do osso subcondral e cistos periarticulares. Em casos específicos, podem ser solicitados outros exames como Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética

Quais os riscos da cirurgia de artroplastia do quadril?


Deprecated: Function wp_make_content_images_responsive is deprecated since version 5.5.0! Use wp_filter_content_tags() instead. in /home/u126472646/domains/danielrebolledo.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

A cirurgia para colocação de prótese de quadril é considerada segura. Os riscos são pequenos e podem ser prevenidos na maioria dos casos. Quando o paciente apresenta graves problemas de saúde, deve-se medir bem o risco e o benefício da cirurgia. Nestes casos, o preparo  e acompanhamento com médico clínico no período pré e pós- operatório é fundamental.

Os principais riscos da cirurgia são:

  • infeção
  • trombose venosa profunda
  • deslocamento (luxação) da prótese
  • perda sanguínea, anemia
  • diferença no comprimento dos membros
  • lesões neurológicas ou vasculares

Como é a reabilitação da cirurgia de prótese de quadril?


Deprecated: Function wp_make_content_images_responsive is deprecated since version 5.5.0! Use wp_filter_content_tags() instead. in /home/u126472646/domains/danielrebolledo.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

A reabilitação da cirurgia começa no dia seguinte à cirurgia ou até mesmo no mesmo dia. A fisioterapia tem início imediato. No começo são realizados exercícios para contração da musculatura da coxa e membros inferiores. Logo após, são feitas manobras para que o paciente saia do leito, use cadeira e fique de pé. No segundo dia após a cirurgia, normalmente o paciente já dá os primeiros passos com andador  e progride em distância durante a internação.

Em geral , o paciente anda 3 semanas com auxílio de andador e mais 3 semanas com auxílio de 1 muleta. Com 6 semanas de pós- operatório, o paciente retira o uso da muleta e consegue andar sem apoio.

A fisioterapia dura cerca de 3 meses  para recuperação completa da musculatura, equilíbrio e confiança do paciente. Depois disso, ele poderá manter o condicionamento com atividades de musculação, funcional ou pilates.

A artrose do quadril tem cura?


Deprecated: Function wp_make_content_images_responsive is deprecated since version 5.5.0! Use wp_filter_content_tags() instead. in /home/u126472646/domains/danielrebolledo.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

A artrose quadril pode ser fonte de muita dor e limitação de atividades diárias tornando o paciente uma pessoa extremamente infeliz. O ideal é que o paciente que tenha dor no quadril fale logo com o seu médico para que possa colocar um plano de tratamento em ação. A osteoartrose de quadril não tem cura, mas há uma abundância de tratamentos eficazes para ajudar o paciente a lidar com sua condição crônica e ter uma vida saudável.

Dr. Daniel Rebolledo

  • Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
  • Membro da Sociedade Internacional de Salvamento de Membro (ISOLS)
  • Médico Assistente do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP)
  • Médico Consultor do Grupo de Oncologia Ortopédica do Hospital Mário Covas da Faculdade de Medicina do ABC
  • Membro da Associação Brasileira de Oncologia Ortopédica (ABOO)
SAIBA MAIS
Dr. Daniel

Agende Sua Consulta

Para agendar sua consulta clique no link e siga as instruções. Ou, se preferir, Entre em contato por telefone em uma das unidades mais próximas a você em São Paulo ou Santo André.

São Paulo:

DWO Médicos Associados | Rua Haddock Lobo, 131, cj 1509 Cerqueira César, São Paulo / SP | (11) 4750-2209

 Whatsapp: (11) 93387.0542

Santo André:

Instituto Prata de Ortopedia | Rua das Paineiras, 161 Bairro Jardim – Santo André / SP | (11) 2677-5711 | (11) 97433.8167

últimas do blog

Copyright © Todos os direitos Reservados. | Dr. Daniel Rebolledo - Médico CRM-SP 104.291

Criação de sites: Agência 3xceler - Criação de sites
LIGAR
NÓS TE LIGAMOS
Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.
Ícone do Whatsapp branco em fundo verde