Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the schema-and-structured-data-for-wp domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u126472646/domains/danielrebolledo.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u126472646/domains/danielrebolledo.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Deprecated: File class-phpmailer.php is deprecated since version 5.5.0! Use wp-includes/PHPMailer/PHPMailer.php instead. The PHPMailer class has been moved to wp-includes/PHPMailer subdirectory and now uses the PHPMailer\PHPMailer namespace. in /home/u126472646/domains/danielrebolledo.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Deprecated: File class-smtp.php is deprecated since version 5.5.0! Use wp-includes/PHPMailer/SMTP.php instead. The SMTP class has been moved to the wp-includes/PHPMailer subdirectory and now uses the PHPMailer\PHPMailer namespace. in /home/u126472646/domains/danielrebolledo.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Tumor de Células Gigantes | Dr. Daniel Rebolledo

Tumor de Células Gigantes

O tumor de células gigantes é um tumor benigno relativamente raro  ( 20% dos tumores ósseos benignos). Apesar de ser considerado benigno, ele pode ser localmente agressivo, com alto índice de recidivas e apresentar metástases pulmonares em 2 a 5% dos casos.

O tumor de células gigantes acomete, na maior partes das vezes, adultos jovens (pacientes entre os 20 e 40 anos).

Normalmente o paciente sente uma dor progressiva e percebe um aumento de volume local, com limitação e rigidez para movimentação da articulação.

O local de acometimento mais comum é o joelho, nos ossos de fêmur distal e tíbia proximal, na região metaepifisária destes ossos, que é a região perto da articulação. Outros locais que podem ser acometidos são o  ombro (úmero proximal), o punho (rádio distal), ossos das mãos, coluna e bacia.

O principal tratamento do tumor de células gigantes é a cirurgia  ,mas existem outras opções de tratamento auxiliares com um novo medicamento chamado denosumab e embolização.

Quando diagnosticado de forma precoce, o resultado de tratamento pode ser excelente.

PerguntasFrequentes

Como é feito o diagnóstico do Tumor de Células Gigantes?


Deprecated: Function wp_make_content_images_responsive is deprecated since version 5.5.0! Use wp_filter_content_tags() instead. in /home/u126472646/domains/danielrebolledo.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

A suspeita do diagnóstico é feito pela história, exame físico e exames de imagem.

Em geral, a lesão é única, mas em um pequeno número de casos , pode haver mais de um tumor ao mesmo tempo. Em outros casos, o tumor pode atingir o pulmão, mas raramente estas lesões se desenvolvem.

Normalmente,a radiografia simples é um bom exame para auxílio no diagnóstico, mostrando uma lesão destrutiva  na extremidade do osso. Esta lesão é chamada de lítica e é excêntrica na extremidade do osso. Pode haver lesão da cortical do osso e invasão de partes moles.

 Caso o tumor de células gigantes seja suspeito, podemos completar a investigação com Tomografia Computadorizada do local e do tórax para avaliar a presença de lesões pulmonares . A Ressonância Magnética é um bom exame para verificar os limites da lesão e avaliar se o tumor já saiu do osso ou não, e se ele está perto de estruturas neurovasculares.

A confirmação do diagnóstico é feita por meio de uma biópsia, que é um procedimento onde é retirado um fragmento do tumor e enviado para análise  anatomopatológica com microscópio em laboratório. Nos casos de dúvida, pode ser realizado exame de imunohistoquímica.

Como é feito o tratamento do Tumor de Células Gigantes?


Deprecated: Function wp_make_content_images_responsive is deprecated since version 5.5.0! Use wp_filter_content_tags() instead. in /home/u126472646/domains/danielrebolledo.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Cirurgia

O tratamento do tumor de células gigantes é cirúrgico. 

A técnica cirúrgica vai depender de alguns fatores como idade, osso acometido, e extensão da doença no local. 

Tumores menores, devem ser curetados minuciosamente. A cavidade criada no osso, deve ser tratada com substâncias que diminuem a chance de recidiva do tumor (adjuvantes) e depois preenchida com enxerto ósseo, substitutos sintéticos , ou cimento ortopédico (o mais utilizado). Em tumores maiores, pode ser necessário utilizar uma placa e parafusos para aumentar a estabilidade da reconstrução.

Em tumores maiores, a destruição óssea é maior, e pode não haver  a possibilidade de curetagem do tumor. Nestes casos pode ser necessária a ressecção de todo osso em conjunto com o tumor , e pode ser necessário o uso de próteses especiais (endopróteses não- convencionais) para reconstruir o osso que foi ressecado.

 

Recorrência local

O tumor de células gigantes pode recidivar localmente. A recidiva média varia de 20 a 40%, mas com técnicas modernas de curetagem, estes índices têm sido cada vez menores.

 

Medicamentos

Não existe nenhum medicamento que possa substituir a cirurgia no tratamento do tumor de células gigantes, mas existem alguns que podem auxiliar no controle da doença e facilitar a cirurgia.

O medicamento mais eficaz no tratamento deste tumor é o denosumab. Este é um  anticorpo monoclonal que se liga no receptor RANK da célula tumoral e têm mostrado ótimos resultados na diminuição do tumor e de seus sintomas antes da cirurgia.

Os medicamentos da classe dos bifosfonados, como ácido zoledrônico e pamidronato, também podem ser utilizados como adjuvantes no tratamento, mas sem uma eficácia comparada ao denosumab.

 

Embolização

Esta técnica consiste na introdução de um cateter por dentro dos vasos até o local do tumor. Por dentro deste cateter, podem ser colocadas esferas que vão interromper o fluxo de sangue para o tumor . Esta técnica é utilizada para diminuir  sangramento na cirurgia, ou para controlar o tumor em casos em que a cirurgia não pode ser realizada, principalmente nas regiões de bacia e coluna.

 

Quimioterapia e Radioterapia

Não existe nenhum protocolo de quimioterapia eficiente para o tumor de células gigantes. A radioterapia pode ser utilizada naqueles casos em que a cirurgia não pode ser realizada, principalmente em alguns casos da coluna e ossos da bacia.

 

Metástase no tumor de células gigantes

Apesar de ser considerado benigno, o tumor de células gigantes pode apresentar metástases pulmonares em até 3 % dos casos. Estas lesões não são tão agressivas como nos tumores malignos. 

O tratamento varia desde observação e acompanhamento de lesões menos agressivas, até uso de medicamentos, ablação com radiofrequência, ou cirurgia para remoção das lesões.

Tumor de Células Gigantes tem cura?


Deprecated: Function wp_make_content_images_responsive is deprecated since version 5.5.0! Use wp_filter_content_tags() instead. in /home/u126472646/domains/danielrebolledo.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

O prognóstico dos pacientes com tumor de células gigantes varia bastante. Ele depende do tamanho do tumor , da localização, da gravidade das lesões e da resposta ao tratamento.

Naqueles pacientes com lesões pequenas, que ainda não romperam o osso,  o prognóstico é muito bom e o tratamento pode resultar em uma vida sem dores ou limitações.

Naqueles casos em que as lesões são maiores e com mais complicações, o tratamento pode ser efetivo na melhora da função e dos sintomas, mas nem em todos os casos teremos a  função do membro excelente.

Dr. Daniel Rebolledo

  • Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
  • Membro da Sociedade Internacional de Salvamento de Membro (ISOLS)
  • Médico Assistente do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP)
  • Médico Consultor do Grupo de Oncologia Ortopédica do Hospital Mário Covas da Faculdade de Medicina do ABC
  • Membro da Associação Brasileira de Oncologia Ortopédica (ABOO)
SAIBA MAIS
Dr. Daniel

Agende Sua Consulta

Para agendar sua consulta clique no link e siga as instruções. Ou, se preferir, Entre em contato por telefone em uma das unidades mais próximas a você em São Paulo ou Santo André.

São Paulo:

DWO Médicos Associados | Rua Haddock Lobo, 131, cj 1509 Cerqueira César, São Paulo / SP | (11) 4750-2209

 Whatsapp: (11) 93387.0542

Santo André:

Instituto Prata de Ortopedia | Rua das Paineiras, 161 Bairro Jardim – Santo André / SP | (11) 2677-5711 | (11) 97433.8167

últimas do blog

Copyright © Todos os direitos Reservados. | Dr. Daniel Rebolledo - Médico CRM-SP 104.291

Criação de sites: Agência 3xceler - Criação de sites
LIGAR
NÓS TE LIGAMOS
Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.
Ícone do Whatsapp branco em fundo verde