Osteocondroma

O osteocondroma é o tumor ósseo benigno mais comum. Ele se apresenta como uma extensão lateral do próprio osso.

Ele normalmente é diagnosticado em  pacientes entre os 5 e 20 anos.Os ossos mais acometidos são o fêmur e tíbia, ao redor do joelho. O úmero ( braço) , fêmur proximal ( quadril), escápula, bacia e clavícula, também são ossos que podem ser acometidos.

Este tumor é frequentemente assintomático. Muitas vezes , os pais da criança percebem um aumento de volume local e procuram o médico para uma avaliação. 

Conforme o paciente vai crescendo, o tumor também cresce e , em alguns pacientes, ele pode provocar uma dor progressiva pelo atrito do tumor com músculos e tendões principalmente. Nestas situações , é comum a inflamação local com formação de uma “bursite”.Ele pode ainda provocar o encurtamento ou deformidade do osso, pode fraturar, bloquear o movimento da articulação, ou comprimir vasos e nervos.

Alguns pacientes possuem uma síndrome genética chamada de osteocondromatose múltipla ou exostose múltipla hereditária Neste caso os pacientes possuem vários osteocondromas pelo corpo, associados a deformidades e baixa estatura.  Há um grande risco de seu descendentes desenvolverem a síndrome

Existe a possibilidade de transformação maligna deste tumor, mas é muito raro, sendo que isto acontece em menos de 1% dos casos, normalmente em adultos.

A maioria dos osteocondromas pode ser observado. Aqueles casos em que o paciente apresenta dor, necessitarão de tratamento cirúrgico.

PerguntasFrequentes

Como é feito o diagnóstico do Osteocondroma?

O diagnóstico é feito pela história, exame físico e exames de imagem.

Normalmente, uma radiografia simples é suficiente para diagnóstico e tratamento.

Em alguns casos, dependendo do tamanho e localização do tumor, a Tomografia Computadorizada e /ou Ressonância Magnética, podem ser solicitados para planejamento cirúrgico, ou para avaliações de situações especiais, como suspeita de malignização, por exemplo.

Como é feito o tratamento do Osteocondroma?

O tratamento deste tumor vai depender dos sintomas que ele provoca , do seu tamanho e localização.

Na maioria dos casos em que o paciente tem poucos sintomas, podendo tratar de forma conservadora, com acompanhamento médico até o fim do crescimento da criança e uso esporádico de analgésicos.

Naqueles pacientes, em que a dor é significativa, ou quando o tumor está muito grande, pode ser feito o tratamento cirúrgico, que consiste na remoção simples do tumor na grande maioria dos casos. Em algumas situações, pode ser necessária a fixação do osso para prevenir fraturas também.

Osteocondroma tem cura?

O prognóstico do paciente com osteocondroma costuma ser excelente. Existem alguns casos mais complexos em que há grande volume do tumor e proximidade com estruturas nobres como vasos e nervos. Nestes casos deve ser feito um planejamento minucioso para que a cirurgia tenha o melhor resultado possível.

Dr. Daniel Rebolledo

  • Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
  • Membro da Sociedade Internacional de Salvamento de Membro (ISOLS)
  • Médico Assistente do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP)
  • Médico Consultor do Grupo de Oncologia Ortopédica do Hospital Mário Covas da Faculdade de Medicina do ABC
  • Membro da Associação Brasileira de Oncologia Ortopédica (ABOO)
SAIBA MAIS
Dr. Daniel

Agende Sua Consulta

Para agendar sua consulta clique no link e siga as instruções. Ou, se preferir, Entre em contato por telefone em uma das unidades mais próximas a você em São Paulo ou Santo André.

São Paulo:

DWO Médicos Associados | Rua Haddock Lobo, 131, cj 1509 Cerqueira César, São Paulo / SP | (11) 4750-2209

 Whatsapp: (11) 93387.0542

Santo André:

Instituto Prata de Ortopedia | Rua das Paineiras, 161 Bairro Jardim – Santo André / SP | (11) 2677-5711 | (11) 97433.8167

últimas do blog

Copyright © Todos os direitos Reservados. | Dr. Daniel Rebolledo - Médico CRM-SP 12 3456

Criação de sites: Agência 3xceler - Criação de sites
LIGAR

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

NÓS TE LIGAMOS
Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.
Ícone do Whatsapp branco em fundo verde