Lipoma

Os lipomas são tumores benignos, relativamente comuns e que são formados por gordura. Normalmente estão localizadas no tecido subcutâneo, logo abaixo da pele. Eles costumam aparecer como pequenas massas  móveis, amolecidas e indolores. Estão localizados principalmente no tronco, braços e coxas.

Em alguns casos, podem ser mais profundos e se localizarem dentro dos músculos, podendo atingir mais de 10 cm e ficarem semelhantes até com tumores malignos, como lipossarcomas. Nestes casos,  ele pode causar dor, ou por seu efeito de massa, ou por compressão de estruturas como nervos e tendões.

O lipoma é um tumor benigno que não tem chance de transformação maligna.Não sabemos as causas exatas de formação dos lipomas, mas sabemos que podem estar associados com pequenos traumas locais e  ganho rápido de peso.

Os lipomas são mais comuns em mulheres entre os 30 e 50 anos de idade.

e também podem estar associados com algumas síndromes genéticas.

Em grande parte dos lipomas, que são assintomáticos, o tratamento pode ser apenas observação e acompanhamento da lesão. Não há necessidade de ressecção de uma lesão pequena que não causa sintomas. 

Quando os lipomas são de grande tamanho, ou quando provocam dor, existe indicação de tratamento Neste caso  eles devem ser operados.

O prognóstico dos pacientes com lipoma costuma ser excelente.

PerguntasFrequentes

Como é feito o diagnóstico do Lipoma?

O diagnóstico costuma ser feito pela história e exame físico.

Caso o tumor tenha menos de 5 cm, seja superficial,  móvel e indolor, provavelmente se tratará de um lipoma ou de variações benignas.

O problema, é que nem todo tumor pequeno se trata de um lipoma, e em alguns casos temos alguns casos de tumores malignos operados de forma inadequada, por se pensar que se tratava de um lipoma.

 

Para auxílio diagnóstico, podemos solicitar alguns exames:

  • Ultrassonografia: pode demonstrar tecido gorduroso no subcutâneo, mas depende de experiência do médico que realiza o exame e pode dar diagnóstico equivocado em alguns casos. É muito útil para lesões que são muito pequenas para serem detectadas na ressonância magnética.
  • Ressonância Magnética: é o melhor exame para diagnóstico, pois mostra a localização e é muito preciso na definição do diagnóstico de lipoma e na diferenciação com outros tipos de tumores.
  • Biópsia: quando o diagnóstico está claro na avaliação médica e exames de imagem, ela é desnecessária. O tumor pode ser enviado para análise anatomopatológica após a cirurgia de ressecção do tumor para confirmação. Em alguns casos, a biópsia pode ser realizada naquele tumores maiores e mais agressivos em que existe alguma dúvida do diagnóstico.

Como é feito o tratamento do Lipoma?

Em grande parte dos lipomas, que são assintomáticos, o tratamento pode ser apenas observação e acompanhamento da lesão. Não há necessidade de ressecção de uma lesão pequena que não causa sintomas. 

Como o lipoma é um tumor benigno que não tem chance de transformação maligna, não há indicação de ressecção cirúrgica pelo simples fato de estar lá.

Não existe tratamento do lipoma com medicamentos. Quando existe indicação de tratamento, eles devem ser operados.

 

Tratamento cirúrgico

Em alguns casos, o lipoma tem indicação de ser retirado cirurgicamente. Ele pode ser operado nas seguintes situações:

  • Incômodo ou dor local.
  • Nos casos em que o tumor está muito grande e em crescimento.
  • Quando há dúvida do diagnóstico.
  • Nos casos em que há desconforto estético pelo volume local.

Lipoma tem cura?

O prognóstico de pacientes com lipoma é excelente. Ele não costuma causar grandes problemas, e quando operado, costuma ter baixo índice de complicações e de recidiva local. Apenas os casos de grande volume podem necessitar de uma cirurgia mais complexa e delicada para retirada do tumor. É importante a avaliação com médico de sua confiança para que ele faça o diagnóstico e proponha a melhor estratégia de tratamento para seu caso.

Dr. Daniel Rebolledo

  • Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
  • Membro da Sociedade Internacional de Salvamento de Membro (ISOLS)
  • Médico Assistente do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP)
  • Médico Consultor do Grupo de Oncologia Ortopédica do Hospital Mário Covas da Faculdade de Medicina do ABC
  • Membro da Associação Brasileira de Oncologia Ortopédica (ABOO)
SAIBA MAIS
Dr. Daniel

Agende Sua Consulta

Para agendar sua consulta clique no link e siga as instruções. Ou, se preferir, Entre em contato por telefone em uma das unidades mais próximas a você em São Paulo ou Santo André.

São Paulo:

DWO Médicos Associados | Rua Haddock Lobo, 131, cj 1509 Cerqueira César, São Paulo / SP | (11) 4750-2209

 Whatsapp: (11) 93387.0542

Santo André:

Instituto Prata de Ortopedia | Rua das Paineiras, 161 Bairro Jardim – Santo André / SP | (11) 2677-5711 | (11) 97433.8167

últimas do blog

Copyright © Todos os direitos Reservados. | Dr. Daniel Rebolledo - Médico CRM-SP 12 3456

Criação de sites: Agência 3xceler - Criação de sites
LIGAR

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

NÓS TE LIGAMOS
Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.
Ícone do Whatsapp branco em fundo verde