Cisto Ósseo Simples

O cisto ósseo simples é uma lesão benigna que se localiza dentro do osso. Esta lesão não é um tumor verdadeiro, mas sim uma cavidade preenchida por líquido dentro do osso. 

O cisto ósseo simples é mais comum em crianças e adultos jovens e normalmente é assintomático, ou seja, não costuma provocar sintomas como dor ou aumento de volume,entretanto, o cisto pode crescer de tamanho e causar uma fragilidade na resistência do osso. Ele pode aumentar e provocar dor, inchaço local e aumentar  o risco de fraturas. Além disso, o cisto pode causar deformidades angulares no osso e causar dificuldade para colocar peso no osso acometido.

Os ossos mais comuns de aparecimento do cisto ósseo simples são: fêmur proximal (quadril), úmero proximal(ombro), osso ilíaco da bacia e calcâneo.

Não existe uma causa definida do cisto ósseo simples, mas existem teorias que relacionam o surgimento dele à obstrução da drenagem de líquidos no interior do osso.

O cisto ósseo simples não é câncer e não tem a possibilidade de se transformar em um tumor maligno.

O tratamento do cisto ósseo simples depende de seu tamanho e localização. Em alguns casos ele pode ser apenas observado, mas nos casos de fraturas, ou em que há grande fragilidade óssea, eles deverão ser tratados cirurgicamente.

Quando bem tratado, os cisto ósseo tem um bom prognóstico.

PerguntasFrequentes

Como é feito o diagnóstico do Cisto Ósseo Simples?

Como o cisto ósseo simples não costuma provocar sintomas, ele é diagnosticado de 2 maneiras.

Ele pode ser um achado de imagem  ou pode ser diagnosticado por conta de uma fratura patológica.

Alguns pacientes podem realizar exames como radiografia simples ou ressonância magnética por conta de algum tipo de dor ou problema de saúde e “achar” o cisto de forma acidental. Neste caso, temos que o cisto é um achado de imagem.

Em outras situações, o paciente pode não apresentar nenhum sintoma, mas pode evoluir com uma fratura do osso acometido, sem que tenha um trauma significativo. Neste caso, temos uma fratura chamada de patológica. O cisto ósseo simples é a lesão que mais provoca fraturas patológicas em crianças e adolescentes.

Como é feito o tratamento do Cisto Ósseo Simples?

O tratamento do cisto ósseo simples depende de seu tamanho e localização.

Quando o cisto é pequeno e não está em uma área de carga, ou seja, o risco de fratura é pequeno, ele pode ser apenas observado e acompanhado com exames de imagem. Em alguns casos, o cisto ósseo simples pode cicatrizar de forma espontânea.

Nos casos em que há alto risco de de fratura, o cisto deve ser tratado. Existem diversas opções de tratamento do cisto ósseo simples, que podem variar desde aspiração  e infiltração com corticóide, ou curetagem e enxerto da lesão, ou fixação com materiais de síntese. O melhor tratamento vai depender do tamanho e localização do cisto, e da experiência do cirurgião.

Nos casos com fratura patológica, existe um estímulo para que o próprio organismo cicatrize o cisto. Caso seja possível o tratamento conservador da fratura com imobilização, pode ser o suficiente para resolução da fratura e do cisto. Em outros casos, pode ser necessário cirurgia para para estabilização da fratura, ou tratamento do cisto.

O Cisto Ósseo simples tem cura?

Sim. O prognóstico dos pacientes com cisto ósseo normalmente é bom  mas pode variar bastante de acordo com o tamanho das lesões , da presença e do local de fraturas e da resposta ao tratamento.

Aqueles pacientes com lesões assintomáticas e pequenas têm ótimo prognóstico e uma vida sem dores ou limitações.

Naqueles casos em que houve fraturas, o tratamento pode ser efetivo na melhora da função e dos sintomas, mas podem ser necessários mais de um procedimento e podem haver complicações.

Dr. Daniel Rebolledo

  • Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
  • Membro da Sociedade Internacional de Salvamento de Membro (ISOLS)
  • Médico Assistente do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP)
  • Médico Consultor do Grupo de Oncologia Ortopédica do Hospital Mário Covas da Faculdade de Medicina do ABC
  • Membro da Associação Brasileira de Oncologia Ortopédica (ABOO)
SAIBA MAIS
Dr. Daniel

Agende Sua Consulta

Para agendar sua consulta clique no link e siga as instruções. Ou, se preferir, Entre em contato por telefone em uma das unidades mais próximas a você em São Paulo ou Santo André.

São Paulo:

DWO Médicos Associados | Rua Haddock Lobo, 131, cj 1509 Cerqueira César, São Paulo / SP | (11) 4750-2209

 Whatsapp: (11) 93387.0542

Santo André:

Instituto Prata de Ortopedia | Rua das Paineiras, 161 Bairro Jardim – Santo André / SP | (11) 2677-5711 | (11) 97433.8167

últimas do blog

Copyright © Todos os direitos Reservados. | Dr. Daniel Rebolledo - Médico CRM-SP 12 3456

Criação de sites: Agência 3xceler - Criação de sites
LIGAR

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

NÓS TE LIGAMOS
Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.
Ícone do Whatsapp branco em fundo verde