Câncer nos ossos tem cura?

Tempo de leitura: 12 minutos

Câncer nos ossos tem cura?

O câncer nos ossos pode ter cura, mas cada caso é único, ou seja, cada paciente possui suas porcentagens de probabilidade de cura de acordo com o tipo do tumor, sua localização, número de lesões, estágio da doença, agressividade local e aspectos da saúde do paciente dentre outros.

Essa com certeza é uma pergunta bastante comum tanto no consultório do oncologista ortopédico, assim como no mundo todo. Muitos pacientes ao receberem o diagnóstico de câncer nos ossos acreditam que tudo está perdido e que isso é uma sentença de morte, mas muita coisa mudou nos últimos anos.

 

Existe câncer nos ossos?

Câncer nos ossos tem cura
Existe cura para câncer nos ossos?

Muitas pessoas não sabem, mas apesar de ser muito mais raro do que outros tipos de câncer, como câncer de mama, próstata, pulmão e de pele, existe câncer nos ossos.

O Câncer tem o mesmo significado de “tumor maligno” ou “neoplasia maligna”. É uma doença em que há uma proliferação celular desordenada que pode se espalhar para o resto do corpo e levar o paciente à morte.  Diferente dos tumores malignos, os tumores benignos fiam localizados e não se espalham.

O câncer ósseo primário  é aquele que se origina no osso e corresponde a cerca de 1% de todos os tipos de câncer. Normalmente , ele é chamado de sarcomas ósseo. Os tipos mais comuns são:

  • Osteossarcoma
  • Condrossarcoma
  • Sarcoma de Ewing

As metástases ósseas são mais comuns, mas não se originam no osso. Elas têm origem em algum outro órgão do corpo e acabam atingindo o osso por meio da corrente sanguínea. Cerca de 50 % das pessoas com câncer podem desenvolver metástases ósseas em algum momento da doença.

O oncologista ortopédico trata o câncer nos ossos.

O especialista indicado para avaliar e tratar qualquer tipo de tumor ósseo, seja maligno ou não, é oncologista ortopédico. Este médico ortopedista é especializado na avaliação dos pacientes com tumores do sistema músculo- esquelético e irá avaliar a suspeita de câncer nos ossos. No caso dos tumores malignos, ele irá fazer a avaliação inicial, mas frequentemente o tratamento é multidisciplinar, ou seja,  oncologistas, radiologistas, patologistas, radioterapeutas e outras especialidades estarão envolvidas no tratamento.

Como saber se meu câncer no osso tem cura?

Seu médico irá orientar sobre o diagnóstico de câncer nos ossos

Isso vai depender muito  do tipo de tumor e dor estágio da doença. Existem muitos tipo de câncer nos ossos, cada um com sintomas, tratamento e prognóstico diferentes.

Podemos dividir o câncer nos ossos em 2 tipos:

  • Primário: aquele tumor que se origina no próprio osso. Os mais comuns são osteossarcoma, condrossarcoma, sarcoma de Ewing.
  • Secundário: aquele que se origina em outros órgãos como mama, próstata, pulmão, rim e outros e acaba se espalhando para os ossos. O tumor ósseo secundário também é chamado de metástase óssea.

No caso do câncer ósseo, os médicos não costumam falar em cura propriamente dita, mas sim em remissão da doença, ou seja, depois de tratado, o paciente pode não ter mais sinais nem sintomas da doença. Neste momento podemos considerar o paciente “curado” mas sempre é importante o acompanhamento médico, pois sempre existe a possibilidade do tumor voltar, o que chamamos de  recidiva do tumor.

É muito importante saber se o câncer ósseo é primário ou secundário (metastático). Os tumores primários sem metástases, são os que têm maior chance de cura. Os tumores com metástase óssea única, ainda podem ter cura. Já os tumores com muitas metástases ósseas, as chances de cura são infinitamente baixas, mas pode haver uma série de tratamentos paliativos que podem controlar a doença por anos ou até mesmo décadas.

O fator mais importante para aumentar as chances de cura, é o diagnóstico precoce. Quanto antes fizermos o diagnóstico do câncer ósseo, maior as chances de ele estar localizado e de que o tratamento seja mais efetivo.

Sintomas do câncer nos ossos

O câncer nos ossos pode causar vários sintomas

Isto depende do tipo de câncer  e se ele é primário ou metastático.

No caso dos tumores primários, os sintomas  do câncer ósseo são causados  pelo aparecimento e crescimento do tumor dentro do osso. Os tumores secundários (metastáticos) podem ter sintomas semelhantes, mas em geral o paciente tem antes os sintomas associados ao tumor que originou a metástase óssea. Em outros casos, a metástase óssea pode causar o primeiro sintoma da doença.

Dependendo do local que o câncer ósseo aparece e de sua agressividade, e ele pode apresentar sinais como:

  • Dor.
  • Inchaço/ aumento de volume.
  • Aumento de temperatura no local do tumor.
  • Febre.
  • Perda de peso/emagrecimento.
  • Diminuição de mobilidade articular.
  • Fraturas.

Outros sintomas podem aparecer , mas são menos frequentes. Em alguns casos, o tumor pode crescer de forma silenciosa e não causar muitos sintomas.

A remissão do câncer nos ossos se caracteriza quando há total desaparecimento dos tumores e dos seus sintomas. Quando o tumor volta após o tratamento, nós chamamos de recidiva que pode ser apenas no local do tumor, ou à distância (metástases).

Como saber se o câncer está em remissão?

Para que o médico se certifique que o tumor está em remissão após o tratamento realizado, ele precisa acompanhar o paciente ao longo do tempo. O médico orienta os pacientes sobre os sinais de alerta e faz a história do paciente para verificar se há sinais clínicos de recidiva. Ele também examina o paciente e solicita exames de imagem ao longo do tratamento e acompanhamento, avaliando a possibilidade de recidiva local do tumor e a presença de metástases à distancia. Portanto, mesmo depois do tratamento, é importante que o paciente faça o acompanhamento médico com uma frequência estabelecida, para verificar se existem sinais de recidiva.

Quais as formas de tratamento dos tumores ósseos malignos?

A Cirurgia é uma das opções de tratamento do câncer nos ossos

Se existe cura, é porque existe tratamento. Os métodos de tratamento de tumores ósseos são diversos, e cada um é indicado para o caso do paciente. Dessa forma, um paciente pode ter total cura com a cirurgia, ao passo que outro pode ter sua remissão completa com a quimioterapia, por exemplo.

As principais formas de tratamento de tumores ósseos são:

  • Cirurgia: esta é uma das principais formas de tratamento da maioria dos tumores primários e também é muito realizada em pacientes metastáticos que não respondem a outros tratamentos ou que apresentem fraturas. Existem diversas técnicas cirúrgicas de ressecção e reconstrução óssea que devem ser utilizadas de acordo com cada caso.
  • Quimioterapia: esta é uma das principais modalidades de tratamento para os tumores de alto grau (agressivos) primários e metastáticos. O quimioterápico é um medicamento que é injetado na veia do paciente e mata a célula tumoral em todo o corpo.
  • Radioterapia: é um tratamento que utiliza radiação ionizante, semelhante ao raio-X , que mata as células tumorais no local da irradiação.
  • Radiocirurgia: É uma nova técnica de radioterapia em que feixes  de radiação de alta dose são direcionados ao tumor ao mesmo tempo por sistema chamado de esterotaxia.
  • Imunoterapia: é um tratamento moderno, que melhorou muito o tratamento de diversos tipos de câncer. A imunoterapia age em moléculas da superfície do tumor e permite que o sistema imunológico do paciente elimine a célula tumoral.
  • Bifosfonatos: são medicamentos que agem diminuindo a reabsorção óssea, e melhorando a qualidade do osso.

Como aumentar minhas chances de cura do câncer nos ossos?

Esse é um questionamento muito importante.

Não é apenas o tratamento que aumenta as chances de cura. Diversas atitudes e ações do paciente podem aumentar as chances de cura ou de um bom resultado no tratamento.  Dentre elas podemos citar:

  • Prevenção: Nada é tão efetivo na cura do câncer do que não ter o câncer. Os tumores ósseos primários têm poucos fatores predisponentes que podemos prevenir, mas as metástases podem ser prevenidas se o diagnóstico do tumor primário for feito precocemente por exames de rotina e não pelo sintoma da metástase. Por isso é muito importante que a mulher faça os exames preventivos e consulte o ginecologista anualmente e que o homem faça a prevenção do câncer de próstata com o urologista. Eliminar o cigarro diminui muito as chances de câncer de pulmão e bexiga.
  • Diagnóstico precoce: na mesma linha da prevenção, quanto antes é feito o diagnóstico do tumor primário, menor é o tamanho do tumor e menor a capacidade de formar metástases ósseas. Isso vale tanto para os sarcomas ósseos quando para outros tumores primários. Por isso são importantes a prevenção e avaliação médica precoce na suspeita de câncer ósseo.
  • Aderência ao tratamento: este é outro fator muito importante. Quando paciente não adere ao tratamento, falta em consultas, não faz uso das terapias recomendadas e busca terapias alternativas, o resultado final do tratamento não é satisfatório. É muito importante manter a aderência ao tratamento proposto pela ciência, pois aí estarão os melhores tratamentos com os melhores resultados.
  • Controle de doenças associadas: O paciente oncológico deve controlar as doenças associadas como Hipertensão e Diabetes para evitar que tenha complicações relacionadas à doença e seu tratamento.
  • Pensamento positivo: já foi provado cientificamente, que quanto mais otimismo e visão positiva sobre a doença  e seu tratamento, melhor será o resultado, e melhores as chances de cura.
  • Atividades físicas: também é outro fator que vem sendo estudado ultimamente. Quanto maior o nível de atividade regular e menores os índices de obesidade, melhor o resultado do tratamento.
  • Atendimento com equipe especializada: também está provado que o paciente que é tratado em centro de referência de câncer , tem melhor evolução do que aqueles que não são tratados por especialistas.

Qual o tempo de vida de quem tem câncer nos ossos?

Cancer nos ossos tem cura
O paciente com câncer deve sempre manter uma atitude positiva

Esta é outra pergunta que muitas pessoas querem saber. Câncer nos ossos já foi sinônimo de um fim de vida rápido e doloroso. Hoje isso mudou muito.

Como os novos exames diagnósticos e evolução nos tratamentos uma pessoa com câncer nos ossos pode ser curada e viver o mesmo que uma pessoa sem a doença. Isto é possível, principalmente nos pacientes com tumores primários e localizados que fazem o tratamento de forma adequada e precoce.

Por outro lado, ainda existem os casos  de câncer nos ossos em estágio avançado. Isto pode ocorrer nos casos de sarcomas ósseos  primários ou naqueles casos graves de metástases ósseas  em que a expectativa de vida pode ser menor que 1 ano mesmo com tratamentos modernos.

A avaliação de expectativa de vida, ou prognóstico deve ser feita de forma individual, já que cada caso tem uma evolução e tratamentos diferentes.

Mensagem final

Nunca é fácil receber o diagnóstico de câncer nos ossos.

A boa notícia é que o câncer nos ossos pode ter cura ou pelo menos um tratamento adequado que melhore a qualidade de vida e que prolongue a sobrevida do paciente.

É importante que o paciente tenha o maior conhecimento possível sobre sua doença e seu tratamento.

O pensamento positivo e confiança na equipe que realizará o tratamento é fundamental para um bom resultado. Mantenha a proximidade e o apoio de amigos e familiares.

Câncer nos ossos tem cura?

Pode ter !

O mais importante para o sucesso do tratamento do câncer nos ossos é realizar um diagnóstico precoce e realizar o tratamento em centro oncológico especializado para obter os melhores resultados possíveis.

Caso tenha gostado do texto compartilhe no Whatsapp e  em suas redes sociais.

Faça seus comentários abaixo.

Conte com o Dr. Daniel Rebolledo

Dr. Daniel Rebolledo é ortopedista e traumatologista especializado em Oncologia Ortopédica e Cirurgia do Quadril. Caso tenha dúvidas sobre seu caso, agende uma consulta!

 

Referências:

  1. Bone Cancer: Diagnosis and Treatment Principles – PubMed [Internet]. [cited 2020 May 27]. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30215968/
  2. Bone cancer – Diagnosis and treatment – Mayo Clinic [Internet]. [cited 2020 May 27]. Available from: https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/bone-cancer/diagnosis-treatment/drc-20350221
  3. Primary Bone Cancer – National Cancer Institute [Internet]. [cited 2020 May 27]. Available from: https://www.cancer.gov/types/bone/bone-fact-sheet

 

Comentários do Facebook

O Dr. Daniel é Oncologista Ortopédico  e Especialista em Cirurgia do Quadril, tendo grande reconhecimento nessa área pelo Brasil e mundo afora. Hoje ele é credenciado e realiza cirurgias em Hospitais famosos como: Albert Einstein, Hospital Sírio-Libanes, Oswaldo Cruz e Hospital Santa Catarina, sendo referência no tratamento de problemas oncológicos ortopédicos e também como Especialista em cirurgia do quadril.

Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
Membro da Sociedade Brasileira de Oncologia Ortopédica
Membro da Sociedade Internacional de Salvamento de Membro (ISOLS)
Médico Assistente do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP)
Médico Consultor do Grupo de Oncologia Ortopédica do Hospital Mário Covas da Faculdade de Medicina do ABC
Membro da diretoria da Associação Brasileira de Oncologia Ortopédica