Tenho dores constantes no quadril, qual é a hora certa de procurar um especialista?

Tempo de leitura: 3 minutos

Sentir dores constantes no quadril pode ser comum mas não é normal. Assim como toda dor, a dor no quadril persistente deve ser investigada. A dores podem ser decorrentes de uma simples sobrecarga ,até um desgaste articular (artrose), ou até mesmo um tumor. Inicialmente , o paciente deve procurar um especialista em quadril . Caso haja suspeita de um tumor ósseo, ou de partes moles, o ideal é buscar um ortopedista especialista em tumor ósseo, também chamado de Oncologista Ortopédico.

Dores constantes no quadril. Quando procurar o ortopedista especialista em quadril?

O quadril é uma articulação muito complexa, responsável por sustentar a base da coluna e ligar os membros inferiores ao resto do corpo. Essa articulação também é essencial para tornar possível uma infinidade de movimentos e, portanto, precisa estar em perfeito equilíbrio para que não existam dores, inflamações e limitações de movimento.

O quadril pode sofrer por diversos fatores, que se não forem cuidados, podem gerar problemas permanentes no local, assim como para a saúde geral do paciente. Dores constantes e dificuldades no movimento,problemas articulares e inflamatórios são as principais queixas dos pacientes na consulta com o ortopedista especialista em quadril. A grande maioria das patologias do quadril poderá ser tratada de forma conservadora, sem cirurgia , com mudança de hábitos, medicamentos e fisioterapia.

Conheça alguns sinais e sintomas de alerta que merecem investigação médica adicional:

Dores

Qualquer tipo de dor é preocupante, ainda mais quando se trata de uma articulação como o quadril. Existem dores que são decorrentes de sobrecarga e exercícios inadequados, e outras dores que são mais importantes, decorrentes de patologias mais sérias. Se o paciente sente dores ao fazer exercícios físicos que não melhoram com repouso pelo período de um mês, ou se essa dor piora sensivelmente à noite, acompanhada de febre, inchaço local e não melhora com o uso de analgésicos, pode ser sinal de algum tipo patologia mais importante como infecção ou algum tipo de tumor ósseo.

Aumento de volume no quadril

Alterações estéticas, mesmo que não apresentem dores ou inflamação no local precisam ser mostradas ao ortopedista oncológico. Tumores ósseos ou de partes moles podem se manifestar em um primeiro momento apenas com uma pequena protuberância, ou nódulo indolor na região do quadril. Qualquer nódulo maior que 5 cm é suspeito para tumor maligno. Se não for diagnosticado e tratado, o tumor maligno pode piorar o quadro e colocar a saúde do paciente em risco, assim como gerar sintomas desagradáveis como dor forte, fraqueza, fraturas, entre outros.

Perda de peso sem motivo

Perda de peso sem motivo é um sintoma muito importante a ser investigado. Se o paciente não teve nenhuma grande mudança em sua alimentação nos últimos meses e mesmo assim emagrece rapidamente, pode ser que a causa seja um tumor maligno. O ideal é fazer uma avaliação médica e exames de imagem que comprovem a suspeita do tumor.

Quando procurar um ortopedista oncológico?

Caso você tenha um ou mais sintomas ou sinais de alerta, é importante uma avaliação com médico especialista.

É relativamente comum que um paciente com tumor ósseo ou de partes moles no quadril acabe negligenciando seus sintomas por um certo período de tempo e só procure o especialista quando a doença já está mais avançada..

Dor no quadril ajuda médica
Dor no quadril ajuda médica

O ortopedista é o médico especialista em estudar, diagnosticar e tratar doenças e outros problemas no sistema locomotor, que envolve principalmente os ossos e a musculatura. O oncologista por sua vez, é o especialista em tratar câncer. Desta forma, o ortopedista oncológico é o especialista em câncer nos ossos, músculos e articulações.. Esse profissional é altamente especializado e tem capacidade para tratar qualquer tipo de câncer que possa aparecer no sistema locomotor com técnicas de diagnóstico e tratamento atuais para o câncer ósseo.

Ortopedista especialista em tumor ósseo sp

Dr. Daniel Rebolledo é ortopedista e traumatologista especializado em Oncologia Ortopédica e Cirurgia do Quadril.

Comentários do Facebook