Vídeo novo: Sarcoma e Cirurgia de Salvamento de Membro (2020)

Tempo de leitura: 1 minuto

🔴Sarcoma e Cirurgia de Salvamento de membro

👨‍⚕️O sarcoma é um tipo de câncer raro que acomete principalmente os membros inferiores , superiores e bacia, apesar de poder aparecer em outras partes do corpo.

👉Os sarcomas podem se originar no osso, ou em partes moles como músculo, gordura e pele. Existem vários subtipos de sarcomas, sendo que cada um tem um tratamento específico, porém a grande maioria dos sarcomas precisará de cirurgia para serem adequadamente tratados.

📌Antigamente, os sarcomas eram ,na sua grande maioria, tratados com cirurgia de amputação de membro. Atualmente, com a evolução no diagnóstico, exames de imagem, técnica cirúrgica, e tratamento adjuvantes como radioterapia e quimioterapia, mais de 90% dos casos de sarcoma são tratados com cirurgia preservadora de membro.

Quais outras indicações de cirurgia de salvamento de membro?

– Infecções ósseas (Osteomielite)
– Solturas múltiplas de próteses
– Sequelas de fraturas graves.
– Câncer nos ossos

🚨Objetivos
Um dos princípios da cirurgia oncológica curativa é ressecar todo o tumor com margem de segurança, ou seja, devem ser retirados tecidos normais ao redor do tumor para diminuir a chance de recidiva do mesmo.

Os objetivos da cirurgia para tratamento de Sarcoma são:

1. Ressecção (remoção) de todo o tumor. Este é o objetivo principal da cirurgia que vai permitir o controle local do tumor.
2. Preservação do membro. Com a evolução no diagnóstico e na técnica cirúrgica, na grande maioria dos casos, é possível a ressecção do tumor com preservação do membro. Entretanto, ainda existem casos em que isso não é possível. Neste caso pode ser indicada a cirurgia de amputação de membro.
3. Preservação da função do membro: Além da remoção do tumor, o cirurgião deve lançar mão de técnicas reconstrutivas como uso de próteses, transplantes ósseos, retalhos musculares, reconstruções vasculares e neurológicas para que o membro tenha a melhor função possível.

 

📽Veja e vídeo para saber mais sobre esse assunto!

Comentários do Facebook

O Dr. Daniel é Oncologista Ortopédico  e Especialista em Cirurgia do Quadril, tendo grande reconhecimento nessa área pelo Brasil e mundo afora. Hoje ele é credenciado e realiza cirurgias em Hospitais famosos como: Albert Einstein, Hospital Sírio-Libanes, Oswaldo Cruz e Hospital Santa Catarina, sendo referência no tratamento de problemas oncológicos ortopédicos e também como Especialista em cirurgia do quadril.

Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
Membro da Sociedade Brasileira de Oncologia Ortopédica
Membro da Sociedade Internacional de Salvamento de Membro (ISOLS)
Médico Assistente do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP)
Médico Consultor do Grupo de Oncologia Ortopédica do Hospital Mário Covas da Faculdade de Medicina do ABC
Membro da diretoria da Associação Brasileira de Oncologia Ortopédica