O que é Osteonecrose do Quadril (osteonecrose da cabeça femoral)?

Tempo de leitura: 3 minutos

Um grande motivo da busca por um especialista em quadril, a osteonecrose de quadril é um problema grave e muito doloroso. O problema se caracteriza pela falta de suprimento de sangue para a cabeça do fêmur, fazendo com que não haja circulação e oxigenação dessa região. Isto pode causar assim a morte celular(necrose) dessa porção do osso. A necrose por sua vez causa deformidade cabeça femoral e posterior destruição da articulação. Todo este processo causa uma dor crônica e constante.

Especialista em quadril: saiba mais sobre a osteonecrose de quadril

A osteonecrose da cabeça femoral é mais comum em pessoas entre 40 a 65 anos. Esta doença pode acontecer por diversos motivos e em grande parte dos casos não sabemos sua causa. A osteonecrose possui algumas possibilidades de tratamento e precisa de diagnóstico precoce para que possa ser tratada o mais rápido possível, evitando assim uma degeneração maior. Saiba mais sobre a osteonecrose de quadril, seus sintomas e formas de prevenção.

Afinal, o que causa a osteonecrose?

A osteonecrose é um problema que pode ocorrer com qualquer pessoa, mas possui alguns fatores que facilitam seu acontecimento, como o alcoolismo, doenças no sangue como anemia falciforme e leucemia, fraturas prévias e até mesmo o uso de corticoides por um longo período de tempo. Infelizmente, quando esse problema se instala existe alto risco de afetar ambos os lados do quadril. Além disso, os homens são mais acometidos com a osteonecrose de cabeça femoral do que as mulheres.

Atente-se aos sintomas

Infelizmente, no início desse problema os sintomas são leves e inespecíficos. Além disso,existe outro problema. Essa doença nem sempre aparece na radiografia simples num primeiro momento. Porém, ao passo que a circulação piora e o osso vai ficando mais comprometido, os sintomas podem aparecer com maior frequência.

O principal sintoma dessa condição é a dor constante na articulação. A dor acaba por aumentar em intensidade e frequência, podendo se tornar limitante, evitando que a pessoa caminhe normalmente, dobre as pernas, amarre os sapatos e até mesmo deite de lado, dependendo do caso. A osteonecrose de cabeça femoral também pode causar lentidão dos movimentos e problemas para se locomover.

Diagnóstico e tratamento

Com o passar do tempo, essa doença pode ser vista e diagnosticada pelos exames de imagem como radiografia e ressonância magnética. O tratamento dessa condição envolve 2 métodos: o conservador não invasivo e o cirúrgico. No tratamento conservador, o uso de medicamentos, fisioterapia, repouso e exclusão do fator que causa a doença são usados. Porém, nem sempre esse método irá acabar com o problema, sendo a intervenção cirúrgica necessária.

Existem vários tipos de cirurgia que variam na complexidade e indicação.As cirurgias que podem resolver esse problema consiste em:

    • Descompressão da cabeça femoral com ou sem enxertia.
    • Osteotomias.
    • Em casos mais graves, existe a necessidade da substituição da articulação por uma prótese total de quadril.

Conte com o Dr. Daniel Rebolledo

Dr. Daniel Rebolledo é ortopedista e traumatologista especializado em Oncologia Ortopédica e Cirurgia do Quadril.

Comentários do Facebook

O Dr. Daniel é Oncologista Ortopédico  e Especialista em Cirurgia do Quadril, tendo grande reconhecimento nessa área pelo Brasil e mundo afora. Hoje ele é credenciado e realiza cirurgias em Hospitais famosos como: Albert Einstein, Hospital Sírio-Libanes, Oswaldo Cruz e Hospital Santa Catarina, sendo referência no tratamento de problemas oncológicos ortopédicos e também como Especialista em cirurgia do quadril.

Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
Membro da Sociedade Brasileira de Oncologia Ortopédica
Membro da Sociedade Internacional de Salvamento de Membro (ISOLS)
Médico Assistente do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP)
Médico Consultor do Grupo de Oncologia Ortopédica do Hospital Mário Covas da Faculdade de Medicina do ABC
Membro da diretoria da Associação Brasileira de Oncologia Ortopédica