Cirurgia de Amputação de membros

Tempo de leitura: 2 minutos

O que é a cirurgia de amputação?

Amputação é um tipo de cirurgia que remove parte ou totalidade de um membro, como braços e pernas. No caso de câncer ósseo, a amputação é realizada para retirar o tumor e alguns tecidos saudáveis ao redor, com a intenção de evitar a recidiva do tumor. A amputação só é uma opção quando não existe outra forma de tratamento que salve o membro.

A amputação geralmente é necessária quando a retirada do tumor envolve a remoção de nervos, artérias essenciais e músculos, o que deixaria o membro sem função, assim como a remoção de uma grande parte tecidos moles, que impediria sua correta cicatrização, movimentação e correto funcionamento, por exemplo.

O ortopedista oncológico pode fazer a amputação de membros?

Sim! A cirurgia de amputação de membros em pacientes com algum tipo de câncer nos ossos pode ser feita, de acordo com o caso do paciente. Essa opção geralmente é considerada após o especialista estudar o tamanho do tumor, sua localidade, agressividade e até mesmo o risco de saúde que o paciente corre com a presença do tumor. A amputação geralmente é a última opção, já que o foco do médico é utilizar outras formas de tratamento para salvar o membro e extirpar o câncer da melhor forma possível. Entenda mais sobre esse procedimento!

O ortopedista oncológico é um especialista que estuda, diagnostica, trata e acompanha casos de diversos tipos de tumores ósseos, sendo eles malignos em alguns casos. Analisando cada paciente, esse médico pode recomendar diversos tipos de tratamentos, levando em conta a saúde do paciente, localidade e tamanho do tumor, assim como outros fatores. Uma das formas de tratamento de tumores ósseos malignos é a cirurgia de amputação de membros, que pode tratar a doença e salvar a vida do paciente.

 

Uso de próteses e reabilitação

Nem tudo está perdido depois de uma amputação! Muitos pacientes perdem a esperança ao terem algum membro amputado, mas por causa da medicina moderna, existem diversos tipos de próteses, que são criadas de forma personalizada, atendendo às necessidades do paciente. Além disso, o uso de próteses é apenas uma parte do processo, que envolverá a presença de uma equipe multidisciplinar de médicos e fisioterapeutas que ensinarão o paciente a se movimentar com essa prótese, que permite a realização de tarefas variadas, desde lavar a louça, dirigir ou até mesmo fazer esportes.

Sendo assim, o paciente não estará sozinho depois da cirurgia, e justamente a presença de equipe especializada, familiares e amigos é essencial para a reabilitação completa da pessoa. A amputação é uma nova fase da vida do paciente, que por causa desse procedimento, pode se livrar do câncer ósseo para sempre.

Faça seus comentários abaixo.

Caso tenha gostado do texto compartilhe em suas redes sociais.

Conte com o Dr. Daniel Rebolledo

Dr. Daniel Rebolledo é ortopedista e traumatologista especializado em Oncologia Ortopédica e Cirurgia do Quadril. Caso tenha dúvidas sobre seu caso, agende uma consulta!

Comentários do Facebook

O Dr. Daniel é Oncologista Ortopédico  e Especialista em Cirurgia do Quadril, tendo grande reconhecimento nessa área pelo Brasil e mundo afora. Hoje ele é credenciado e realiza cirurgias em Hospitais famosos como: Albert Einstein, Hospital Sírio-Libanes, Oswaldo Cruz e Hospital Santa Catarina, sendo referência no tratamento de problemas oncológicos ortopédicos e também como Especialista em cirurgia do quadril.

Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
Membro da Sociedade Brasileira de Oncologia Ortopédica
Membro da Sociedade Internacional de Salvamento de Membro (ISOLS)
Médico Assistente do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP)
Médico Consultor do Grupo de Oncologia Ortopédica do Hospital Mário Covas da Faculdade de Medicina do ABC
Membro da diretoria da Associação Brasileira de Oncologia Ortopédica