Quais os sintomas da bursite do quadril?

Tempo de leitura: 2 minutos

A bursite no quadril é uma inflamação em uma bolsa do quadril, chamada de “bursa”. Ela é um problema relativamente comum e é conhecida por causar dor e gerar diversos incômodos para o paciente. Ela faz parte da síndrome de dor do grande trocanter e está associada com a tendinite do quadril também.Podendo ser tratada pelo especialista em quadril, essa doença infelizmente deixa muitos pacientes com seus movimentos reduzidos, assim como impede que o quadril seja flexionado, por exemplo. Podendo ser causada por diversos fatores, a bursite é incômoda, mas com o correto diagnóstico pode ser facilmente tratada.

 

Especialista em quadril: saber o que é bursite é importante para combatê-la!

A bursite é um problema que pode aparecer tanto em pessoas sedentárias como em esportistas e acontece por causa dos movimentos repetitivos e sobrecargas na articulação do quadril. Conhecer seus sintomas, causas e tratamento é essencial para se livrar dessas dores limitantes e evitar as causas da bursite. Com o correto acompanhamento com o especialista em quadril, esse pesadelo pode ter seus dias contados. Saiba mais sobre a bursite e fique atento aos sintomas.

Dor

Esse é é o principal sintoma da bursite e está presente em quase todos os casos. A queixa mais comum dos pacientes com esse problema é a dor na face lateral do quadril . Essa dor piora ao dormir sobre o quadril inflamado. A sensação é de dor em queimação e geralmente piora se o paciente não mudar de posição.

Desconforto para movimentação e dor para andar, levantar e sentar também são bem comuns, sem contar que a permanência por longos períodos de tempo em uma mesma posição pode causar piora da dor também. A dor da bursite caracteriza-se por se irradiar para as coxas, muitas vezes confundindo o paciente, que pensa que o problema pode ser em outra localização.

Limitação

Lentidão dos movimentos, não poder caminhar como antes, ter dores ao amarrar os sapatos e não pode agachar são os principais sinais da limitação da bursite. Por ser uma inflamação das bursas que ficam localizadas na face lateral da articulação, a bursite de fato pode causar problemas nos movimentos e por sua vez limitar as atividades cotidianas do paciente.

Inchaço

A bursite pode causar inchaço local, que por sua vez pode ser sentido manualmente pelo paciente. O local além de ser palpável, também pode estar com aumento de temperatura.

Dor ao toque

A dor ao toque também acontece na bursite. Muitas vezes ao tocar a região inchada, o paciente pode sentir dor. Isso acontece por causa de todo o processo inflamatório e também pelas atividades cotidianas do paciente.

A bursite do quadril costuma ser muito dolorosa e limitante. O paciente costuma ficar muito preocupado com os sintomas, mas como tratamento correto, o prognóstico de resolução costuma ser excelente.

Conte com o Dr. Daniel Rebolledo

Dr. Daniel Rebolledo é ortopedista e traumatologista especializado em Oncologia Ortopédica e Cirurgia do Quadril.

Comentários do Facebook

Dr. Daniel Rebolledo é filho de pais chilenos que imigraram para o Brasil na década de 70. Nascido em São Paulo , no bairro do Belenzinho no ano de 1978, cresceu no bairro da Vila Mariana. Estudou nos colégios Liceu Pasteur e Bandeirantes, onde decidiu que sua paixão seria a medicina. Em 1996 passou pelo vestibular da FUVEST , um dos mais difíceis e concorridos do Brasil , e entrou direto numa das melhores faculdades de medicina do país, a faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo).

Na faculdade de Medicina da USP foi muito participativo das atividades esportivas da atlética , fazendo partes dos times de futebol de campo e salão e participando de diversos torneios universitários. Além disso, ele sempre gostou das atividades acadêmicos, participando de diversos estágios extracurriculares como ligas de medicina e dissecções anatômicas. Fez estágios de instrumentação cirúrgica, onde conheceu e participou de inúmeros procedimentos cirúrgicos ainda como aluno de medicina. Ao fim da faculdade , optou se especializar em ortopedia e foi aprovado no concurso do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas.