Quais os sintomas da bursite do quadril?

Tempo de leitura: 2 minutos

A bursite no quadril é uma inflamação em uma bolsa do quadril, chamada de “bursa”. Ela é um problema relativamente comum e é conhecida por causar dor e gerar diversos incômodos para o paciente. Ela faz parte da síndrome de dor do grande trocanter e está associada com a tendinite do quadril também.Podendo ser tratada pelo especialista em quadril, essa doença infelizmente deixa muitos pacientes com seus movimentos reduzidos, assim como impede que o quadril seja flexionado, por exemplo. Podendo ser causada por diversos fatores, a bursite é incômoda, mas com o correto diagnóstico pode ser facilmente tratada.

 

Especialista em quadril: saber o que é bursite é importante para combatê-la!

A bursite é um problema que pode aparecer tanto em pessoas sedentárias como em esportistas e acontece por causa dos movimentos repetitivos e sobrecargas na articulação do quadril. Conhecer seus sintomas, causas e tratamento é essencial para se livrar dessas dores limitantes e evitar as causas da bursite. Com o correto acompanhamento com o especialista em quadril, esse pesadelo pode ter seus dias contados. Saiba mais sobre a bursite e fique atento aos sintomas.

Dor

Esse é é o principal sintoma da bursite e está presente em quase todos os casos. A queixa mais comum dos pacientes com esse problema é a dor na face lateral do quadril . Essa dor piora ao dormir sobre o quadril inflamado. A sensação é de dor em queimação e geralmente piora se o paciente não mudar de posição.

Desconforto para movimentação e dor para andar, levantar e sentar também são bem comuns, sem contar que a permanência por longos períodos de tempo em uma mesma posição pode causar piora da dor também. A dor da bursite caracteriza-se por se irradiar para as coxas, muitas vezes confundindo o paciente, que pensa que o problema pode ser em outra localização.

Limitação

Lentidão dos movimentos, não poder caminhar como antes, ter dores ao amarrar os sapatos e não pode agachar são os principais sinais da limitação da bursite. Por ser uma inflamação das bursas que ficam localizadas na face lateral da articulação, a bursite de fato pode causar problemas nos movimentos e por sua vez limitar as atividades cotidianas do paciente.

Inchaço

A bursite pode causar inchaço local, que por sua vez pode ser sentido manualmente pelo paciente. O local além de ser palpável, também pode estar com aumento de temperatura.

Dor ao toque

A dor ao toque também acontece na bursite. Muitas vezes ao tocar a região inchada, o paciente pode sentir dor. Isso acontece por causa de todo o processo inflamatório e também pelas atividades cotidianas do paciente.

A bursite do quadril costuma ser muito dolorosa e limitante. O paciente costuma ficar muito preocupado com os sintomas, mas como tratamento correto, o prognóstico de resolução costuma ser excelente.

Conte com o Dr. Daniel Rebolledo

Dr. Daniel Rebolledo é ortopedista e traumatologista especializado em Oncologia Ortopédica e Cirurgia do Quadril.

Comentários do Facebook

O Dr. Daniel é Oncologista Ortopédico  e Especialista em Cirurgia do Quadril, tendo grande reconhecimento nessa área pelo Brasil e mundo afora. Hoje ele é credenciado e realiza cirurgias em Hospitais famosos como: Albert Einstein, Hospital Sírio-Libanes, Oswaldo Cruz e Hospital Santa Catarina, sendo referência no tratamento de problemas oncológicos ortopédicos e também como Especialista em cirurgia do quadril.

Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
Membro da Sociedade Brasileira de Oncologia Ortopédica
Membro da Sociedade Internacional de Salvamento de Membro (ISOLS)
Médico Assistente do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP)
Médico Consultor do Grupo de Oncologia Ortopédica do Hospital Mário Covas da Faculdade de Medicina do ABC
Membro da diretoria da Associação Brasileira de Oncologia Ortopédica