Saiba como prevenir dores e identificar lesões no quadril

Tempo de leitura: 4 minutos

É rotineiro encontrar pessoas que, em algum momento, já sofreram dores no quadril. Muito comum em praticantes de atividades físicas, esse tipo de dor nem sempre é de fácil identificação e diagnóstico, e pode ter  diversas causas possíveis. Comumente se inicia de forma branda, como um pequeno desconforto, mas caso não seja tratada corretamente pode interferir na mobilidade e funcionalidade do quadril, e ser altamente dolorosa e limitante.

As principais causas de dores no quadril são o excesso de impacto direto e indireto na região,que pode ser chamado de lesão por “overuse” (excesso de uso). Isto pode ocorrer  por aumento da carga de exercício de forma abrupta, destacando-se principalmente atletas corredores e praticantes de atividades físicas vigorosas, mas pode ocorrer  em pessoas sedentárias, com pouco alongamento e falta de tônus muscular. Há também dores que se relacionam especificamente com alterações da  articulação, originando-se devido patologias como o impacto femoroacetabular. Já as dores crônicas podem ser causadas por lesões por desgaste,  por exemplo, por artrose ou piora de outros quadros pregressos não tratados.

É imprescindível estar sempre atento ao próprio corpo para que, ao sinal de dor ou desconforto, procure um profissional. Entretanto, é também muito importante saber analisar a dor e como ela, dentro de suas características específicas, seria um indicativo de lesão. As dores que não melhoram dentro de cerca de um mês , devem ser avaliadas por médico especialista.

Principais lesões do quadril e como identificá-las

Tendinite – É a principal causa de dores no quadril. Decorre da inflamação dos tendões glúteo médio e/ou mínimo (ou até de seu rompimento). Isto ocorre por conta de fatores predisponentes ou movimentos mal executados, induzida principalmente por atividades com uso excessivo das pernas ou movimentos simples como cruzas as pernas de forma exagerada. A dor comumente irá se localizar na lateral do quadril, podendo irradiar para a face lateral da coxa ou região glútea.

Bursite – É um processo inflamatório de uma ou mais bursas na região do quadril. Estas bursas, são bolsas que auxiliam no deslizamento dos tendões , mas podem inflamar e acumular líquido  devido estresse repetitivo ou fraqueza muscular. A dor se apresenta na lateral do quadril e piora após muito tempo em pé, caminhando ou subindo e descendo escadas. Pode apresentar rigidez na articulação e dificuldade em permanecer sentado em superfícies duras. Muitas vezes está associada à tendinite do quadril.

Impacto Femoroacetabular – É o contato patológico do fêmur com o acetábulo no quadril, prejudicando a mecânica da articulação. Com o tempo, o impacto intraarticular pode levar a desgaste precoce dessa articulação e  artrose. Geralmente os primeiros sintomas são fisgadas e travamento de quadril dependentes de movimentos específicos como flexão e rotação interna do quadril. A dor localiza-se profundamente na parte anterior da virilha.

Artrose – É uma doença crônica degenerativa, caracterizada pelo desgaste da cartilagem do quadril, podendo estar associada à predisposição genética, traumas e fraturas e, quando em estágio avançado, pode causar incapacidade funcional. A dor se localiza na face anterior da coxa e virilha.

Como prevenir as dores?

A prática de exercícios físicos regulares feitos corretamente com o acompanhamento de uma equipe qualificada contribui para o fortalecimento e funcionamento harmônico do corpo, auxiliando a prevenir e amenizar lesões e dores no quadril. Esses exercícios devem sempre incluir fortalecimento e equilíbrio muscular, assim como alongamentos. É também necessário o cuidado para não estabelecer uma carga excessiva de treinos, o que seria extremamente nocivo ao corpo e à articulação.

A manutenção de uma dieta saudável e equilibrada é outro componente que contribui para a prevenção de dores, pois além de proporcionar o melhor funcionamento global do organismo também evita o sobrepeso, o qual comumente predispõe a problemas articulares.

Além da alimentação balanceada e prática de exercícios físicos alguns outros fatores também podem colaborar para evitar dores no quadril, como utilizar calçados adequados para as atividades desenvolvidas no dia a dia e manter-se sempre com a postura correta, seja enquanto estiver sentado, deitado, em pé ou caminhando. Além disso, deve-se  evitar posturas inadequadas como sentar no chão com as pernas cruzadas, ou cruzar as pernas por longos períodos sentado. Outra posição que deve ser evitada é a flexão exagerada do quadril, normalmente acima de 90 graus. Deve-se também ter o cuidado de não deitar de lado sobre o quadril doloroso e evitar os movimentos que causam dor.

Caso estas medidas não sejam suficientes para aliviar a dor, deve-se procurar tratamento médico especializado para diagnóstico e tratamento.

Dr. Daniel Rebolledo é ortopedista e traumatologista especializado em Oncologia Ortopédica e Cirurgia do Quadril.
Ele dedica seu tempo para o atendimento e cirurgias de seus pacientes, e o estudo destas patologias.
Comentários do Facebook

O Dr. Daniel é Oncologista Ortopédico  e Especialista em Cirurgia do Quadril, tendo grande reconhecimento nessa área pelo Brasil e mundo afora. Hoje ele é credenciado e realiza cirurgias em Hospitais famosos como: Albert Einstein, Hospital Sírio-Libanes, Oswaldo Cruz e Hospital Santa Catarina, sendo referência no tratamento de problemas oncológicos ortopédicos e também como Especialista em cirurgia do quadril.

Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
Membro da Sociedade Brasileira de Oncologia Ortopédica
Membro da Sociedade Internacional de Salvamento de Membro (ISOLS)
Médico Assistente do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP)
Médico Consultor do Grupo de Oncologia Ortopédica do Hospital Mário Covas da Faculdade de Medicina do ABC
Membro da diretoria da Associação Brasileira de Oncologia Ortopédica