Quais os riscos de cirurgia de quadril em idosos?

Tempo de leitura: 3 minutos

Uma das cirurgias ortopédicas mais feitas no Brasil é a cirurgia de quadril. Cada dia mais frequente e moderno, esse tipo de procedimento é realizado pelo especialista em quadril. A cirurgia pode envolver próteses, equipamentos especiais e até mesmo tecnologia anestésica inovadora, diminuindo riscos para todas as faixas etárias, inclusive para os idosos.

Especialista em quadril: cirurgia de quadril em idosos com menos riscos

Até alguns anos atrás, fazer uma cirurgia de quadril de grande porte em idosos era repleta de grandes cortes e recuperação longa, dolorosa e riscos para o prognóstico e até mesmo para a vida do paciente. Inclusive, era raro que existisse cirurgias de quadril, fazendo com que muitos idosos ficassem reféns da cadeira de rodas e longas horas de repouso. Atualmente, essa realidade mudou. Apesar de raros os problemas pós operatórios em cirurgias de quadril em idosos, ainda existem alguns riscos, assim como em qualquer outro procedimento. Confira quais são!

Problemas cardíacos

O tipo de complicação que reina entre os problemas durante e após as cirurgias desse tipo são as desordens cardíacas, como infartos do miocárdio, insuficiência cardíaca e descompensação cardíaca. Outros problemas, como pressão arterial elevada e arritmias, também podem surgir em idosos. Esses riscos diminuem drasticamente se o paciente tiver um pré operatório eficaz e que analise perfeitamente todos os riscos. Além disso, pacientes com problemas cardíacos só podem fazer cirurgias após a permissão do cardiologista.

Trombose

A trombose se caracteriza pela formação de coágulos dentro dos vasos sanguíneos, impedindo o fluxo do sangue, o que por sua vez é muito perigoso para a vida do paciente. Qualquer cirurgia possui esse risco, principalmente as de maior duração, já que o paciente fica imóvel por muitas horas, prejudicando a circulação.

Para evitar esse problema, o indicado é que o paciente com a ajuda de seus familiares faça pequenos movimentos depois da cirurgia, como movimentar as pernas lentamente, sentar na cama ou levantar-se quando possível. Por se tratar de uma cirurgia no quadril, é necessário tomar cuidado redobrado para não atrapalhar a cicatrização do fêmur e quadril.

Alterações nos rins

Pacientes idosos correm o risco de apresentarem problemas de insuficiência renal no pós operatório. Inclusive, pacientes com hipertensão, diabetes, hipertensão e problemas cardíacos como a insuficiência do coração são os que mais correm risco desse tipo de problema. Para evitar esse problema ou tratá-lo rapidamente é indicado que os rins sejam avaliados pelos exames de ureia, creatinina e urina I, todos de laboratório e feitos em poucos minutos.

Uma parcela pequena de pacientes sofrem com esses problemas

Uma média de 5% a 8% dos pacientes de cirurgias de grande porte na terceira idade sofrem com esses riscos citados na matéria. Apesar de ser um número baixo, o indicado é que o paciente tenha um acompanhamento médico adequado antes e depois do procedimento, assim como deve ter suas doenças preexistentes tratadas ou em controle. A cirurgia de quadril tem a intenção de melhorar a qualidade de vida do paciente idoso, assim como de devolver sua independência de se movimentar mais e não ficar em uma cadeira de rodas.

Ortopedista especialista em cirurgia do quadril

Dr. Daniel Rebolledo é ortopedista e traumatologista especializado em Oncologia Ortopédica e Cirurgia do Quadril. Conte com o Dr. Daniel para fazer seu tratamento no quadril, seja ele qual for. Entre em contato.

Comentários do Facebook

O Dr. Daniel é Oncologista Ortopédico  e Especialista em Cirurgia do Quadril, tendo grande reconhecimento nessa área pelo Brasil e mundo afora. Hoje ele é credenciado e realiza cirurgias em Hospitais famosos como: Albert Einstein, Hospital Sírio-Libanes, Oswaldo Cruz e Hospital Santa Catarina, sendo referência no tratamento de problemas oncológicos ortopédicos e também como Especialista em cirurgia do quadril.

Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
Membro da Sociedade Brasileira de Oncologia Ortopédica
Membro da Sociedade Internacional de Salvamento de Membro (ISOLS)
Médico Assistente do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP)
Médico Consultor do Grupo de Oncologia Ortopédica do Hospital Mário Covas da Faculdade de Medicina do ABC
Membro da diretoria da Associação Brasileira de Oncologia Ortopédica