Prótese de quadril ou cirurgia preservadora: Qual cirurgia devo fazer?

Tempo de leitura: 3 minutos

Duas cirurgias ortopédicas muito realizadas no mundo todo, a artroplastia total de quadril e a cirurgia conservadora de quadril são realizadas pelo especialista em cirurgia do quadril e são indicadas de acordo a patologia que acomete a articulação e o tipo de paciente.

Cirurgia do quadril: conheça os tipos

O ramo da cirurgia ortopédica, assim como a medicina em geral, vem se atualizando a cada dia, com novas técnicas, focando em resultados melhores, cicatrização mais rápida, implantes mais duradouros e leves, assim como incisões menores e mais precisas. Entre as cirurgias mais realizadas no quadril estão a cirurgia preservadora de quadril e a artroplastia de quadril, caracterizada pela substituição completa do acetábulo e da cabeça do fêmur. Saiba mais sobre essas duas cirurgias e entenda qual é mais indicada para determinados problemas:

Cirurgia preservadora de quadril

A cirurgia preservadora de quadril, como o próprio nome indica, busca, por meio de métodos inovadores tirar a dor do paciente, tentando impedir que essa articulação seja substituída. Um exemplo recorrente de cirurgia preservadora de quadril é a osteotomia acetabular ou femoral, que consiste em ressecar áreas do osso deformadas e tentar reposicionar estes ossos para que fiquem em posições mais apropriadas.

Outro grande exemplo de cirurgia preservadora de quadril é a luxação cirúrgica controlada de quadril. Nesta técnica é realizada a luxação de maneira segura durante a cirurgia, através de um corte no osso denominado slide trocantérico. Esse deslocamento do osso permite a visão em 360º da cabeça do fêmur, permitindo um tratamento mais preciso sem a necessidade de troca desta articulação. No final do procedimento, o osso é colocado em seu lugar. Outro exemplo de cirurgia conservadora é a artroscopia de quadril. Neste caso são feitos pequenos cortes por onde são colocadas uma câmera e instrumentos para realização de cirurgias minimamente invasivas.

Artroplastia de quadril

Ao contrário da cirurgia preservadora de quadril, a artroplastia de quadril é uma cirurgia caracterizada em substituir a cabeça do fêmur e o acetábulo por uma prótese metálica. Muito indicada em casos de artrose ou fraturas em idosos, essa cirurgia opta por essa substituição pois a cirurgia preservadora não atingiria os mesmos resultados. No caso da osteoartrose, o paciente tem dano de cartilagem articular irreversível, ou seja, apenas a substituição devolverá os movimentos e tirará a dor causada por essa doença.

No caso de fraturas em pacientes idosos, essa cirurgia é indicada pois nessa idade o nível de cicatrização e consolidação óssea não é mais o mesmo e o paciente pode sofrer em uma cadeira de roda por meses com alto índice de complicações no caso de tentativa de fixação de fratura. No caso da substituição existe a certeza que a área não terá mais fraturas, pois a prótese é altamente resistente. É importante avaliação de especialista para decisão de qual cirurgia é mais apropriada para cada caso. A cirurgia preservadora de quadril ou a cirurgia de artroplastia, ou prótese de quadril.

Conte com o Dr. Daniel Rebolledo

Dr. Daniel Rebolledo é ortopedista e traumatologista especializado em Oncologia Ortopédica e Cirurgia do Quadril.

Comentários do Facebook

O Dr. Daniel é Oncologista Ortopédico  e Especialista em Cirurgia do Quadril, tendo grande reconhecimento nessa área pelo Brasil e mundo afora. Hoje ele é credenciado e realiza cirurgias em Hospitais famosos como: Albert Einstein, Hospital Sírio-Libanes, Oswaldo Cruz e Hospital Santa Catarina, sendo referência no tratamento de problemas oncológicos ortopédicos e também como Especialista em cirurgia do quadril.

Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
Membro da Sociedade Brasileira de Oncologia Ortopédica
Membro da Sociedade Internacional de Salvamento de Membro (ISOLS)
Médico Assistente do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP)
Médico Consultor do Grupo de Oncologia Ortopédica do Hospital Mário Covas da Faculdade de Medicina do ABC
Membro da diretoria da Associação Brasileira de Oncologia Ortopédica