Prótese de Quadril: Fisioterapia e exercícios

Tempo de leitura: 3 minutos

A prótese de Quadril é um dos procedimentos ortopédicos mais realizados no mundo, pois é utilizada para substituir a articulação do quadril por uma prótese de metal, de polietileno ou de cerâmica. Em alguns casos, a recuperação da cirurgia no quadril varia de 6 meses à 1 ano, sendo sempre indicado fazer fisioterapia, que pode começar logo no 1º dia do pós-operatório.

Para obter um excelente resultado é importante realizar a fisioterapia de acordo com o caso cirúrgico.

Prótese de Quadril: quando começar a Fisioterapia?

As sessões de fisioterapia devem começar no 1º dia após a cirurgia de prótese de quadril e, deve continuar por 12 meses para restaurar o movimento normal do quadril. Além de manter a força e a amplitude dos movimentos e diminuir a dor, a Fisioterapia previne o aparecimento de complicações como deslocação da prótese ou formação de coágulos e preparar o retorno às atividades diárias.

Quais são os exercícios usados após uma artroplastia de quadril?

Os principais exercícios usados para a reabilitação após uma prótese de quadril estão: alongamento, fortalecimento, exercícios ativos e hidroterapia. Mas também podem ser usados recursos da eletroterapia como, por exemplo, ultrassom. Além disso, inclui bolsas de gelo para controle da dor.

Exercícios após prótese de quadril

Os exercícios físico após prótese de quadril devem ser orientados pelo fisioterapeuta, pois cada procedimento varia de uma pessoa para outra, isso inclui também o tipo de prótese utilizada.

Os exercícios são responsáveis pelo fortalecimento dos músculos, além de melhorar o movimento do quadril e aumentar a circulação sanguínea, evitando a formação de coágulos.

Exemplos de exercícios que os fisioterapeutas podem indicar

Alguns exemplos indicados são:

  • Exercício 1: Deitado, mantendo as pernas esticadas, por cerca de 10 segundos;
  • Exercício 2: Fazer o exercício de ponte elevando o quadril da cama;
  • Exercício 3: Manter os joelhos esticados durante cerca de 10 segundos;
  • Exercício 4: Elevar a perna operada, até 12 cm de distância da cama, mantendo-a esticada;
  • Exercício 5: Pressionar uma bola entre os joelhos.

Exercícios na água

Os exercícios na água podem ser realizados após 10 dias da cirurgia. Neste caso, é possível ter um relaxamento, diminuição do espasmo muscular, entre outros benefícios. Além disso, podem ser usados pequenos equipamentos flutuantes: halter, colar cervical, palmar, caneleira e prancha.

Quando voltar a andar tranquilamente

Geralmente, a pessoa precisa começar a andar usando muletas ou andador, antes de sair andando livremente, pois o tempo varia de acordo com o tipo de cirurgia realizada.

Quando o fisioterapeuta permitir ficar em pé sem apoio, deve-se realizar exercícios que objetivam o fortalecimento muscular como, por exemplo, agachamentos leves, resistência com faixa elástica e tornozeleiras de baixo peso. Também é possível incluir outras atividades como:

Pedalar

Essa atividade é excelente para ajudar a recuperar a força muscular e mobilidade do quadril. Contudo, pedale de 10 a 15 minutos duas vezes por dia, aumentando gradualmente até 20 a 30 minutos de 3 a 4 vezes por semana.

Caminhada

Inicialmente, é recomendado caminhar de 5 a 10 minutos, 3 ou 4 vezes ao dia. Conforme sua força e resistência melhorem, você pode caminhar, aumentando gradualmente até 20 ou 30 minutos, 2 ou 3 vezes ao dia.

Conte com um médico especialista em Oncologia Ortopédica!

E aí, gostou do artigo? Agende uma avaliação com o Dr. Daniel Rebolledo, que é ortopedista e traumatologista especializado em Oncologia Ortopédica e Cirurgia do Quadril.

Comentários do Facebook

O Dr. Daniel é Oncologista Ortopédico  e Especialista em Cirurgia do Quadril, tendo grande reconhecimento nessa área pelo Brasil e mundo afora. Hoje ele é credenciado e realiza cirurgias em Hospitais famosos como: Albert Einstein, Hospital Sírio-Libanes, Oswaldo Cruz e Hospital Santa Catarina, sendo referência no tratamento de problemas oncológicos ortopédicos e também como Especialista em cirurgia do quadril.

Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
Membro da Sociedade Brasileira de Oncologia Ortopédica
Membro da Sociedade Internacional de Salvamento de Membro (ISOLS)
Médico Assistente do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP)
Médico Consultor do Grupo de Oncologia Ortopédica do Hospital Mário Covas da Faculdade de Medicina do ABC
Membro da diretoria da Associação Brasileira de Oncologia Ortopédica