O que faz um ortopedista oncológico?

Tempo de leitura: 2 minutos

A oncologia ortopédica é uma divisão da medicina especialista no diagnóstico e tratamento de tumores benignos e malignos dos ossos (câncer ósseo) e de partes moles dos membros (sarcomas).Apesar de raros, eles podem acontecer com qualquer pessoa. Inclusive, qualquer tipo de câncer pode desenvolver metástase óssea. Dessa forma, o ortopedista oncológico é um especialista no diagnóstico e tratamento de tumores ósseos e de partes moles. Esse especialista é muito importante para garantir um diagnóstico precoce e um tratamento correto e , aumentando assim as chances de recuperação, cura oncológica e diminuição dos casos de amputação.

Ortopedista Oncológico: conheça mais sobre a importância desse especialista

Apesar de ser especialista no tratamento do câncer ósseo, o oncologista ortopédico não trata apenas essa doença. Os ossos podem apresentar uma imensa quantidade de tumores, que por sua vez podem ser benignos ou malignos. Esse especialista, com auxílio de radiologistas e patologistas pode dar um diagnóstico preciso do tipo de neoplasia que está presente nos ossos e em partes moles dos membros. Além do diagnóstico de tumores presentes nos ossos, o ortopedista oncológico também trata deles. O ortopedista oncológico é médico cirurgião, podendo também fazer o tratamento cirúrgico, se necessário.

Como o ortopedista oncologista faz diagnósticos?

Alguns métodos específicos podem ser usados para identificar a presença de tumores ósseos. Na primeira consulta esse especialista irá compreender a história clínica do paciente e recomendar qual o melhor exame para confirmar a presença do tumor. Os exames mais comuns para fazer diagnósticos em ossos são a radiografia simples, tomografia computadorizada e ressonância magnética.

Estes exames permitem que o médico consiga ter uma visão mais clara sobre o tumor, diminuindo as chances de erro de diagnóstico. Em muitos casos, eles serão suficientes para o diagnóstico, mas em alguns casos, será necessária a realização de uma biópsia para diagnóstico. Nestes casos é retirada uma parte do tumor para análise em microscópio por médico patologista.

Quais tipos de tumores são tratados pelo oncologista ortopédico?

O oncologista ortopédico pode tratar tumores benignos e malignos ósseos e de partes moles que acometem a pelve e os membros superiores e inferiores. O oncologista ortopédico é especialista no tratamento do câncer ósseo propriamente dito, que inicia nos ossos (sarcomas ósseos) e também no tratamento das metástases ósseas. Outras tipos de câncer que acometem os membros são os sarcomas de partes moles. Neste caso, o câncer não surge dos osso, mas de estruturas de partes moles como músculos, tendões, tecido gorduroso ou sinovial.

Conte com o Dr. Daniel Rebolledo

Dr. Daniel Rebolledo é ortopedista e traumatologista especializado em Oncologia Ortopédica e Cirurgia do Quadril.

Comentários do Facebook

O Dr. Daniel é Oncologista Ortopédico  e Especialista em Cirurgia do Quadril, tendo grande reconhecimento nessa área pelo Brasil e mundo afora. Hoje ele é credenciado e realiza cirurgias em Hospitais famosos como: Albert Einstein, Hospital Sírio-Libanes, Oswaldo Cruz e Hospital Santa Catarina, sendo referência no tratamento de problemas oncológicos ortopédicos e também como Especialista em cirurgia do quadril.

Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
Membro da Sociedade Brasileira de Oncologia Ortopédica
Membro da Sociedade Internacional de Salvamento de Membro (ISOLS)
Médico Assistente do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP)
Médico Consultor do Grupo de Oncologia Ortopédica do Hospital Mário Covas da Faculdade de Medicina do ABC
Membro da diretoria da Associação Brasileira de Oncologia Ortopédica