O que é Artrite Reumatoide?

Tempo de leitura: 3 minutos

A artrite reumatoide (AR) é uma doença inflamatória crônica que comumente afeta várias articulações, como, por exemplo, as mãos e os pés, causando um inchaço doloroso que pode, eventualmente, resultar em erosão óssea e deformidade articular. A causa é desconhecida e pode acometer as mulheres mais do que os homens. Geralmente, essa doença se inicia entre 30 e 40 anos, podendo aumentar de acordo a idade.

Além disso, a AR é uma doença autoimune, ou seja, que faz com que o sistema imunológico do corpo ataque os tecidos saudáveis por engano – tais como pulmão, vasos sanguíneos, olhos e pele. 

 

Quais são os sintomas?

Os sintomas mais comuns são formados por dor, edema, calor, vermelhidão em, mais precisamente, mãos e punhos, entre outros. As articulações inflamadas provocam rigidez matinal, fadiga e com a progressão da doença. Além disso, existem outros sintomas como: 

  • Dor e inchaço nas juntas;
  • Dificuldade de movimentação dos dedos ou dos membros;
  • Redução do apetite e perda de peso;
  • Febre baixa;
  • Fadiga;
  • Nódulos visíveis na pele próximos às juntas.

 

Quais são os fatores de risco? 

Os principais fatores de risco são:

 

  • Predisposição genética;
  • Sexo feminino;
  • Excesso de peso;
  • Tabagismo;
  • Desequilíbrios hormonais;
  • Depressão, possivelmente.

 

Diagnóstico 

O diagnóstico de artrite reumatoide leva em conta diferentes aspectos, como, por exemplo, resultado de exames laboratoriais (VHS, proteína C-reativa e fator reumatoide) e por imagem (raios X, ressonância magnética, ultrassonografia articular). Isso acontece, pois não existe um exame específico para detectar a doença. 

Inicialmente, o médico irá perguntar sobre o histórico médico pessoal e familiar do paciente, a fim de descobrir se o indivíduo possui casos de artrite reumatoide na família. Com isso, ele vai saber identificar se o indivíduo apresenta fatores de risco, como tabagismo, que podem facilitar o desenvolvimento da doença.

Após isso, também será necessária a realização de exames físicos no consultório. Neste caso, o médico irá examinar as juntas procurando inchaço, inflamação, dores ou limitações na realização dos movimentos. 

 

Como se prevenir? 

Como a origem da artrite reumatoide não é plenamente conhecida, fica difícil falar em prevenção primária. No entanto, podemos, sim, prevenir complicações e limitações impostas pela doença, realizando um tratamento precoce.

 

Tratamento de Artrite reumatoide

Mesmo não existindo uma cura para artrite reumatoide, felizmente, os remédios disponíveis hoje permitem ao paciente levar uma vida, praticamente normal. Isso, claro, se seguir o tratamento à risca, adotando hábitos saudáveis – tais como a prática de atividade física (com supervisão médica).

No entanto, existem diversas classes de medicamentos usadas para controlar a artrite — remédios mais novos e de uso oral, aliás, que atuam nas células de defesa que participam dessas reações. 

 

Recomendações ao paciente

As principais recomendações são:

  • Não tenha medo, pois a AR não é doença contagiosa nem hereditária;
  • Lembre-se que a artrite reumatoide sem tratamento pode ter como consequência a total incapacidade de movimentar-se;
  • Não se automedique;
  • Procure assistência médica.

Conte com um médico especialista em Artrite Reumatoide!

E aí, gostou do artigo? Agende uma avaliação com o Dr. Daniel Rebolledo, que é ortopedista e traumatologista especializado em Oncologia Ortopédica e Cirurgia do Quadril.

Comentários do Facebook

O Dr. Daniel é Oncologista Ortopédico  e Especialista em Cirurgia do Quadril, tendo grande reconhecimento nessa área pelo Brasil e mundo afora. Hoje ele é credenciado e realiza cirurgias em Hospitais famosos como: Albert Einstein, Hospital Sírio-Libanes, Oswaldo Cruz e Hospital Santa Catarina, sendo referência no tratamento de problemas oncológicos ortopédicos e também como Especialista em cirurgia do quadril.

Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
Membro da Sociedade Brasileira de Oncologia Ortopédica
Membro da Sociedade Internacional de Salvamento de Membro (ISOLS)
Médico Assistente do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP)
Médico Consultor do Grupo de Oncologia Ortopédica do Hospital Mário Covas da Faculdade de Medicina do ABC
Membro da diretoria da Associação Brasileira de Oncologia Ortopédica