Lesão no quadril e coxa durante a partida de futebol? Veja o que fazer

Tempo de leitura: 4 minutos

O futebol é um esporte praticado por milhares de pessoas, ainda mais no Brasil! Apesar de ser uma atividade muito realizada, é bastante intensa para o quadril, pois envolve impactos, movimentos potentes, atritos, quedas e grande quantidade de movimentos da articulação, aumentando as chances de acontecerem lesões no quadril e coxa. Quando isso acontece é extremamente importante procurar o especialista em quadril para diagnosticar o problema, sua gravidade e indicar qual o melhor tratamento disponível.

Especialista em quadril: lesões no quadril durante o futebol são comuns

Justamente por ser um esporte de muito contato e impacto, as lesões no futebol são comuns, e no quadril não é diferente. Entretanto, com o avanço da medicina e das formas de tratamento para diversos problemas ortopédicos, a recuperação desse tipo de problema está cada dia melhor e com maiores chances de reabilitação da articulação afetada. Saiba mais sobre o que fazer em uma lesão no quadril e o que esperar do tratamento. Confira!

Qual a principal lesão de quadril que acontece no futebol?

As lesões mais comuns no quadril durante a prática de futebol são as lesões musculares, chamadas de contraturas, ou distensões. Estas lesões costumam cicatrizar com repouso relativo e uso de anti-inflamatórios e fisioterapia. É muito importante o condicionamento muscular após a reabilitação para evitar novas lesões. É muito raro um lesão muscular necessitar de tratamento cirúrgico.

Outra lesão frequente em atletas de futebol é a pubalgia. O púbis é uma parte do osso da bacia que se localiza na região anterior, ou na frente da pelve. Esta região é origem de grupos musculares do abdômen e da região adutora da coxa, que são músculos relacionados ao ato de chutar a bola de futebol. Por conta disso, o púbis pode sofrer sobrecarga e processos inflamatórios dolorosos e limitantes. Estas lesões costumam se resolver com repouso relativo, uso de anti-inflamatórios e fisioterapia. É muito importante o condicionamento muscular após a reabilitação para evitar novas lesões. É muito raro um pubalgia necessitar de tratamento cirúrgico que normalmente é indicada em casos crônicos.

Outro evento que pode ocorrer, são pequenas fraturas por avulsão que ocorrem nos ossos da bacia. Por conta da atividade futebolística, existem grandes contraturas musculares que podem ser responsáveis por avulsionar pequenos fragmentos ósseos da bacia. Na maioria dos casos, estas fraturas podem ser tratadas de forma conservadora, mas quando os fragmentos são grandes ou quando há grande distância entre estes fragmentos, pode ser necessária cirurgia.

Outra lesão que se manifesta em partidas de futebol é o impacto fêmoro-acetabular, caracterizado pelo contato anormal entre o acetábulo e a cabeça do fêmur. Essa lesão pode parecer momentânea e sem gravidade, mas ela pode causar desgaste do quadril, principalmente da cartilagem, podendo se tornar dolorosa e incapacitante ao longo do tempo, chegando ao ponto de ser necessária uma cirurgia de quadril anos depois.

Essa lesão se caracteriza por gerar dor crônica, que piora ao longo do tempo e se manifesta principalmente nas coxas, podendo se irradiar para as coxas. Na verdade essa lesão é no quadril, mas pela irradiação da dor alguns pacientes acreditam que a lesão está ocorrendo nas coxas também, ou até mesmo na virilha.

Estou com lesão. Agora, o que fazer?

A principal conduta após uma lesão, seja ela qual for, é procurar o especialista em quadril ou especialista em medicina esportiva. O médico ortopedista e com especialidade também em quadril poderá diagnosticar a lesão, avaliar sua gravidade e também indicar o melhor tratamento podendo assim falar com propriedade se uma cirurgia é necessária e qual tipo de procedimento é indicado para o caso.

Esse profissional também irá orientar o paciente sobre o diagnóstico e o prognóstico do problema, e se ele poderá voltar a praticar esportes e com qual frequência. Em muitos casos, após o diagnóstico de uma lesão no quadril, a prática de atividades físicas poderá ter uma pausa de meses, para que o quadril volte a sua normalidade. Em alguns casos, a cirurgia poderá ser indicada para abreviar o tempo de reabilitação em esportistas de alto desempenho.

Em conjunto com o especialista em quadril, os fisioterapeutas são muito importantes na reabilitação de uma lesão no quadril, seja ela qual for. Esses profissionais auxiliam na reabilitação da articulação, de sua musculatura e no retorno do movimento e da prática esportiva.

Conte com o Dr. Daniel Rebolledo

Dr. Daniel Rebolledo é ortopedista e traumatologista especializado em Oncologia Ortopédica e Cirurgia do Quadril.

Comentários do Facebook

O Dr. Daniel é Oncologista Ortopédico  e Especialista em Cirurgia do Quadril, tendo grande reconhecimento nessa área pelo Brasil e mundo afora. Hoje ele é credenciado e realiza cirurgias em Hospitais famosos como: Albert Einstein, Hospital Sírio-Libanes, Oswaldo Cruz e Hospital Santa Catarina, sendo referência no tratamento de problemas oncológicos ortopédicos e também como Especialista em cirurgia do quadril.

Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
Membro da Sociedade Brasileira de Oncologia Ortopédica
Membro da Sociedade Internacional de Salvamento de Membro (ISOLS)
Médico Assistente do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP)
Médico Consultor do Grupo de Oncologia Ortopédica do Hospital Mário Covas da Faculdade de Medicina do ABC
Membro da diretoria da Associação Brasileira de Oncologia Ortopédica