Descubra o que é labrum acetabular

Tempo de leitura: 2 minutos

O labrum acetabular é uma estrutura da articulação do quadril muito famosa nas consultas dos especialistas em cirurgia do quadril, já que é comum que sofra lesões diversas, que podem ser tratadas de formas conservadoras ou até mesmo cirúrgicas. Saber sobre essa região é importante para conhecer melhor a articulação e entender onde exatamente está acontecendo a lesão, por exemplo.

Especialistas em cirurgia do quadril: entendam mais sobre o labrum acetabular

O labrum acetabular pode ter diversas lesões que ocorrem nessa região e causam fortes dores no quadril. Mas afinal, você sabe o que é o labrum acetabular? Aproveite para entender mais sobre essa região da articulação, suas características, principais causas das lesões e como manter sua articulação com muita saúde.

Afinal, o que define labrum acetabular?

O labrum acetabular nada mais é do que uma fibrocartilagem que contorna a borda do acetábulo. Suas principais funções são a de vedação da articulação, absorção de impacto, lubrificação da articulação e aumento da estabilidade do quadril. Além disso, essa importante estrutura também permite que o líquido articular se distribua melhor dentro da articulação do quadril.

Considerado parecido com o menisco do joelho, o labrum se localiza bem no encaixe entre o fêmur e o acetábulo, tornando assim diversos movimentos possíveis, mas por outro lado, quando sofre lesões gera bastante incômodo, fazendo com que o paciente perceba rapidamente que algo não está indo bem.

Quais as causas de lesões no labrum acetabular?

Excesso de movimentos bruscos que geralmente acontecem no esporte, artrose, impacto femoroacetabular, artrites, traumas, movimentos repetitivos, luxação do quadril, frouxidão capsular, quedas, acidentes com impacto e doenças que alteram a estrutura do quadril, como tumores, por exemplo.

Cada lesão possui suas características e sintomas, mas os sintomas e sinais que mais acometem pessoas com lesões no labrum acetabular são: dor ao caminhar, sentar e levantar que se inicia na face anterior do quadril e que irradia para a parte de trás da coxa e glúteos, rigidez matinal, estralidos na articulação, assim como travamentos e sensação de instabilidade articular.

Como tratar as lesões no labrum acetabular?

Apesar de cada caso ser único, existem certos tipos de tratamentos adotados em casos de lesões no labrum acetabular. A maioria dos tratamentos são feitos por formas não invasivas como o uso de medicamentos, repouso, correção dos movimentos esportivos e fisioterapia. Em casos mais graves podem ser indicadas a infiltração articular e a cirurgia.

Conte com o Dr. Daniel Rebolledo

Dr. Daniel Rebolledo é ortopedista e traumatologista especializado em Oncologia Ortopédica e Cirurgia do Quadril.

Comentários do Facebook

Dr. Daniel Rebolledo é filho de pais chilenos que imigraram para o Brasil na década de 70. Nascido em São Paulo , no bairro do Belenzinho no ano de 1978, cresceu no bairro da Vila Mariana. Estudou nos colégios Liceu Pasteur e Bandeirantes, onde decidiu que sua paixão seria a medicina. Em 1996 passou pelo vestibular da FUVEST , um dos mais difíceis e concorridos do Brasil , e entrou direto numa das melhores faculdades de medicina do país, a faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo).

Na faculdade de Medicina da USP foi muito participativo das atividades esportivas da atlética , fazendo partes dos times de futebol de campo e salão e participando de diversos torneios universitários. Além disso, ele sempre gostou das atividades acadêmicos, participando de diversos estágios extracurriculares como ligas de medicina e dissecções anatômicas. Fez estágios de instrumentação cirúrgica, onde conheceu e participou de inúmeros procedimentos cirúrgicos ainda como aluno de medicina. Ao fim da faculdade , optou se especializar em ortopedia e foi aprovado no concurso do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas.