Artrose no Quadril

Tempo de leitura: 4 minutos

A artrose ou osteoartrose é uma doença articular degenerativa que pode afetar qualquer articulação do corpo, incluindo o quadril. Com o passar do tempo, devido ao envelhecimento, trauma ou outros fatores, a cartilagem que reveste as articulações começa a se deteriorar. Sem cartilagem, as articulações perdem sua função e os ossos começam a se raspar diretamente à medida que a pessoa se movimenta.

Esta  ação de  ‘’osso no osso’’ cria dor, rigidez e pode limitar a mobilidade. Isto é ainda mais agravante nos quadris, pois neles existem  grandes articulações que carregam o peso do corpo a cada passo que uma pessoa dá.

Existem algumas opções de tratamento da artrose do quadril  que variam de acordo com o estilo de vida e intensidade da artrose,  podendo variar de  exercícios simples e fisioterapia  até mesmo cirurgias.

Sintomas

O sintoma mais precoce da osteoartrose de quadril é a rigidez nos quadris, virilhas, coxas e nádegas. O paciente pode sentir dores intensas ao acordar de manhã ou ao sentar por um longo período de tempo. A dor é persistente e, geralmente pode incomodar mais quando se está andando ou correndo, podendo melhorar quando se está em repouso.

Outros sintomas da osteoartrose incluem: sensação de atrito ou estralidos ao mover a articulação, fragilidade ao redor da articulação e inchaço local.

Diagnóstico

A artrose de quadril é diagnosticada através de uma combinação de um  histórico médico, exame físico e exames de imagem. Uma história médica representa uma sessão de perguntas e respostas entre o médico e o paciente, onde este descreve como se sente e quais são os principais sintomas.

No exame físico alguns testes específicos da articulação do quadril e de outras regiões como coluna  e membros inferiores, são realizados para confirmar o diagnóstico inicial . Além disso, radiografias simples  são solicitadas  e normalmente  são suficientes para confirmam o diagnóstico de osteoartrose. Em casos específicos, podem ser solicitados outros exames como Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética

Tratamento da dor

O tratamento da dor está entre os métodos de tratamento de primeira linha para artrose do quadril. Aos que possuem sintomas suaves, analgésico e anti- inflamatórios podem ser suficientes para controlar a dor.
Pessoas com osteoartrose moderada podem exigir analgésicos mais potentes   e, em alguns casos, infiltrações articulares. As infiltrações articulares  são feitas com medicamentos injetados diretamente na articulação do quadril com objetivo de redução da dor e melhora da movimentação da articulação do quadril.

Mudança do estilo de vida

Algumas mudanças no estilo de vida podem contribuir com o tratamento da artrose no quadril:

  • Descanso: Elimine ou reduza atividades que agravam os sintomas.
  • Perda de peso (caso necessário): Excesso de peso exerce mais pressão sobre os quadris e joelhos. A redução de peso pode ser benéfica em alguns casos.
  • Compressas: O calor pode ser utilizado para a articulação do quadril que está rígida  e o gelo pode ser benéfico para  áreas inchadas.

Alongamento

Os alongamentos mantém as articulações flexíveis e auxiliam na locomoção de forma mais suave. Aulas de alongamento ou pilates, por exemplo, envolvem uma série de exercícios que podem ser totalmente benéficos em benefício da saúde e redução do estresse. Não se esqueça de consultar seu médico sobre quaisquer exercícios ou alongamentos que pretenda fazer.

Exercícios

O exercício é uma ótima forma de permanecer ativo e saudável, mesmo quando se tem artrose de quadril. O descanso é vital caso haja uma piora  dos sintomas da osteoartrose. Converse com seu médico, a possibilidade de encaixar algum exercício em sua rotina diária. Ciclismo e natação são ótimas opções em benefício das articulações, já que possibilitam a movimentação sem excesso de carga.

Cirurgia

A cirurgia, que consiste na colocação de uma prótese de quadril, é uma opção para as pessoas com artrose que não respondem aos tratamentos conservadores. A maioria das pessoas que se submetem à cirurgia de quadril, são aquelas  que possuem dor extrema mesmo em repouso, e apresentam muita dificuldade para locomoção e realização de atividades diárias. Para estas pessoas, uma cirurgia pode ajudar na recuperação da mobilidade articular e de uma vida de dor.

A artrose do quadril pode ser fonte de muita dor e limitação de atividades diárias tornando o paciente uma pessoa extremamente infeliz. O ideal é que o paciente que tenha dor no quadril fale logo com o seu médico para que possa colocar um plano de tratamento em ação. A osteoartrose de quadril não tem cura, mas há uma abundância de tratamentos eficazes para ajudar o paciente a lidar com sua condição crônica e ter uma vida saudável.

Dr. Daniel Rebolledo é ortopedista e traumatologista especializado em Oncologia Ortopédica e Cirurgia do Quadril.
Ele dedica seu tempo para o atendimento e cirurgias de seus pacientes, e o estudo destas patologias.
Comentários do Facebook

O Dr. Daniel é Oncologista Ortopédico  e Especialista em Cirurgia do Quadril, tendo grande reconhecimento nessa área pelo Brasil e mundo afora. Hoje ele é credenciado e realiza cirurgias em Hospitais famosos como: Albert Einstein, Hospital Sírio-Libanes, Oswaldo Cruz e Hospital Santa Catarina, sendo referência no tratamento de problemas oncológicos ortopédicos e também como Especialista em cirurgia do quadril.

Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
Membro da Sociedade Brasileira de Oncologia Ortopédica
Membro da Sociedade Internacional de Salvamento de Membro (ISOLS)
Médico Assistente do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP)
Médico Consultor do Grupo de Oncologia Ortopédica do Hospital Mário Covas da Faculdade de Medicina do ABC
Membro da diretoria da Associação Brasileira de Oncologia Ortopédica