Viscossuplementação / Infiltração do Quadril com ácido hialurônico

A viscossuplementação do quadril consiste numa injeção diretamente na articulação do quadril de uma substância chamada ácido hialurônico. Esta substância sintética pode ajudar a reduzir a dor e inflamação de sua articulação. O ácido hialurônico funciona como um lubrificante e um amortecedor de carga desta articulação.

Uma articulação com osteoartrose tem diminuição da espessura da cartilagem e menor quantidade de líquido sinovial e ácido hialurônico. Isto pode provocar dor e rigidez da articulação.

O objetivo da viscossuplementação é repor o ácido hialurônico perdido da articulação, e consequentemente diminuir a dor e rigidez da articulação.

Além do ácido hialurônico, pode ser injetado em conjunto um corticoide na articulação. O principal objetivo deste medicamento é diminuir o processo inflamatório da articulação.

A infiltração articular de ácido hialurônico é usado principalmente nos casos de artrose (desgaste articular), mas pode ser utilizado em outras situações como artrite reumatóide, lesões labrais e impacto femoroacetabular.

PerguntasFrequentes

Quando posso me beneficiar de da viscossuplementação do quadril?

Caso você seja um paciente com diagnóstico de artrose de quadril  e já tenha tentado tratamento conservador com fisioterapia e analgésicos, mas ainda não tenha um grau acentuado de artrose que tenha indicação de prótese, você poderá se beneficiar da viscossuplementação de quadril.

Esta é uma opção ideal para quadros de artrose leve e moderada, em pacientes que queiram “ganhar um tempo”  antes de realizar o procedimento de prótese de quadril.

A viscossuplementação do quadril é idealmente realizada naqueles pacientes que têm um desgaste moderado da cartilagem articular, mas que ainda possuem cartilagem suficiente para se beneficiar deste procedimento . Caso o desgaste seja muito acentuado, a cirurgia de prótese de quadril estará mais indicada.

É importante dizer que este é um procedimento paliativo no controle da dor  e rigidez da osteoartrose. Ele não interfere na evolução da doença articular  e não cura a artrose.

A viscossuplementação com ácido hialurônico funciona?

Sim. O objetivo deste procedimento é melhorar a viscosidade e diminuir a inflamação na articulação. Esta melhora não é imediata, mas costuma ser eficaz entre 10  dias e 1 mês.

O corticóide costuma ser mais efetivo para a diminuição da inflamação e da dor de forma mais aguda. O ácido hialurônico costuma melhorar os sintomas de forma mais lenta e duradoura.

Infelizmente, não podemos prever a duração do alívio dos sintomas. Isto depende principalmente do grau de artrose da articulação. Os resultados variam em cada caso. De forma geral, a melhora dos sintomas dura entre 3 e 6 meses no casos de osteoartrose moderada. Nos casos de osteoartrose grave, o alívio dos sintomas tende a ser menor e com menor duração.

Posso repetir a viscossuplementação de quadril? Quanto tempo depois?

Sim. A viscossuplementação de quadril pode ser repetida a cada 3-6 meses enquanto houver boa resposta clínica. Quando não houver mais diminuição da dor com este procedimento, deve-se considerar a necessidade de realizar a cirurgia de prótese de quadril ( artroplastia total do quadril).

Quais são os riscos de uma viscossuplementação do quadril?

Os riscos deste procedimento são mínimos. Os principais são:

  • Piora da dor nos primeiros dias , que melhora após cerca de 2 semanas.
  • Falta de melhora da dor de forma satisfatória.
  • Pequeno aumento dos níveis de glicose em pacientes diabéticos.
  • O índice de infecção é extremamente pequeno.
  • Reação alérgica.
  • Formação de hematoma.

Como é feita a viscossuplementação do quadril?

  • O procedimento deve ser realizado em ambiente asséptico, de preferência no centro cirúrgico.
  • Para melhorar a precisão do procedimento, é fundamental que ele seja guiado por algum método de imagem como radioscopia ou ultrassonografia.  Este procedimento não deve ser realizado em consultório, pois a articulação do quadril é profunda e a chance de injetar o medicamento fora da articulação sem auxílio de exames de imagem é muito grande.
  • Este procedimento pode ser feito com anestesia local, mas para conforto do paciente, tenho a preferência de realizar sob anestesia.
  • Após a anestesia é feita a limpeza e proteção da região do quadril.
  • Uma agulha é direcionada para a articulação do quadril, guiada por radioscopia.
  • Em casos que há grande inflamação da articulação, pode ser retirada pequena quantidade do líquido sinovial (articular).
  • Em seguida, o ácido hialurónico e corticóide são injetados na articulação com ajuda de uma seringa.
  • É feito apenas um curativo no local. Não há necessidade de “pontos”.
  • O paciente pode ir para casa no mesmo dia. Não há necessidade de permanecer internado além do dia da infiltração.

O que acontece depois da viscossuplementação de quadril?

A reabilitação após este procedimento costuma ser muito rápida. Entre 2 e 5 dias, o paciente costuma estar apto para retorno à suas atividades cotidianas, sem grandes restrições. Pode ser necessário o uso de algum apoio , como muleta ou bengala nos primeiros dias, até que o paciente tenha a dor controlada e a segurança necessária para trocar passos.

Depois disso, o paciente deverá manter acompanhamento médico para avaliar resposta clínica e evolução da articulação com exames de imagem.

Dr. Daniel Rebolledo

  • Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
  • Membro da Sociedade Internacional de Salvamento de Membro (ISOLS)
  • Médico Assistente do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP)
  • Médico Consultor do Grupo de Oncologia Ortopédica do Hospital Mário Covas da Faculdade de Medicina do ABC
  • Membro da Associação Brasileira de Oncologia Ortopédica (ABOO)
SAIBA MAIS
Dr. Daniel

Agende Sua Consulta

Para agendar sua consulta clique no link e siga as instruções. Ou, se preferir, Entre em contato por telefone em uma das unidades mais próximas a você em São Paulo ou Santo André.

São Paulo:

DWO Médicos Associados | Rua Haddock Lobo, 131, cj 1509 Cerqueira César, São Paulo / SP | (11) 4750-2209

 Whatsapp: (11) 93387.0542

Santo André:

Instituto Prata de Ortopedia | Rua das Paineiras, 161 Bairro Jardim – Santo André / SP | (11) 2677-5711 | (11) 97433.8167

últimas do blog

Copyright © Todos os direitos Reservados. | Dr. Daniel Rebolledo - Médico CRM-SP 12 3456

Criação de sites: Agência 3xceler - Criação de sites
LIGAR

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

NÓS TE LIGAMOS
Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.
Ícone do Whatsapp branco em fundo verde