Câncer nos ossos. Quais os sintomas?

Tempo de leitura: 4 minutos

Os sintomas de câncer nos ossos são podem ser discretos e variados. Como o câncer nos ossos é bem mais raro que outros tumores, normalmente o paciente não pensa num momento inicial que pode estar com essa doença.

Por este motivo, é muito importante estar atento aos sinais e sintomas que podem aparecer logo no início da doença para que o diagnóstico e o tratamento sejam feitos de forma precoce e com melhores resultados.

 

Quais os principais tipos de câncer nos ossos?

Quando falamos em câncer nos ossos, estamos nos referindo à tipos raros de câncer. É bom lembrar que os tipos mais comuns de câncer nos ossos são as metástases ósseas , que são tumores que se originam em outros órgãos como mama, próstata e pulmão entre outros.

Quando nos referimos a tumores ósseos primários, ou seja, aqueles que se originam nos ossos, os tumores malignos primários mais comuns são:

  • Osteossarcoma.
  • Condrossarcoma.
  • Sarcoma de Ewing.
  • Adamantinoma.
  • Cordoma.

 

Ortopedista oncológico: procure esse profissional ao sentir qualquer sintoma ósseo

Ao sentir qualquer sintoma que iremos abordar a seguir, o paciente deve procurar o especialista para compreender se existe algum tipo de tumor maligno no corpo ou se apenas trata-se de uma infecção ou outro problema. Procurar ajuda é essencial, assim como prestar atenção aos sintomas, sem ignorá-los.

Sendo assim, o papel do ortopedista oncológico nesse processo de diagnóstico é essencial. Esse é o especialista ideal para entender o que está acontecendo com os ossos do paciente, assim como para compreender os sintomas e fazer os exames corretos. Dado o diagnóstico, o paciente terá ao seu dispor os melhores tratamentos para seu caso. Além disso, o ortopedista oncológico também é responsável pelo acompanhamento do caso, avaliando a melhora do paciente.

 

Câncer nos ossos: sintomas

 

Desde uma simples dor que não passa, até palpação de corpos estranhos nos membros, aumento de volume local , emagrecimento e até mesmo a febre podem ser sinais de câncer nos ossos. Podemos os principais sinais e sintomas :

  • Dor.
  • Aumento de volume local (Inchaço).
  • Fraturas patológicas.
  • Bloqueio articular.
  • Diminuição de movimentação.
  • Perda funcional.
  • Dilatação de veias.
  • Aumento de temperatura local.
  • Ulceração (feridas na pele).
  • Fadiga (Cansaço).
  • Perda de peso.

 

Dor

Esse importante sintoma não está em primeiro lugar sem motivo. A dor é o principal sintoma que indica que algo no corpo não vai bem. Dessa forma, se o paciente não sofreu nenhuma queda, acidente ou lesão no local e mesmo assim sente dor em uma parte específica do osso, é necessário investigar, já que pode ser o primeiro indicativo da presença de algum tumor na região.

Infelizmente, tumores ósseos em crianças podem ser facilmente confundidos com infecções ou “dor do crescimento”, fazendo com o que o diagnóstico demore a ser encontrado. A dor nos ossos não deve ser ignorada, ao passo que o paciente deve analisar se ela melhora com o passar do tempo ou se piora. Em alguns casos, a dor apenas piora. Fique atento!

Aumento de volume local (Inchaço)

Seguido da dor, geralmente o paciente pode sentir um inchaço, um aumento de volume no local do tumor. O paciente ao passar a mão pelo local pode sentir uma protuberância dura, assim como calor e a dor. Como dito anteriormente, se o paciente não sofreu nenhum tipo de lesão anterior e essa dor permanece por muito tempo e até piora, significa que precisa ser estudada.

Fraturas patológicas

Não é qualquer fratura óssea que pode indicar tumores ósseos, e sim fraturas causadas com baixo impacto. As fraturas causadas por tumores ósseos são caracterizadas por dores súbitas sentidas pelos pacientes sem um trauma aparente. Isso acontece pois os ossos ficam gravemente enfraquecidos por causa dos tumores, gerando fraturas que são chamadas de fraturas patológicas.

Caso tenha gostado do texto compartilhe em suas redes sociais.

Referências:

https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/bone-cancer/symptoms-causes/syc-20350217

https://www.webmd.com/cancer/bone-tumors#1

 

Conte com o Dr. Daniel Rebolledo

Dr. Daniel Rebolledo é ortopedista e traumatologista especializado em Oncologia Ortopédica e Cirurgia do Quadril. Caso tenha dúvidas sobre seu caso, agende uma consulta!

Comentários do Facebook

O Dr. Daniel é Oncologista Ortopédico  e Especialista em Cirurgia do Quadril, tendo grande reconhecimento nessa área pelo Brasil e mundo afora. Hoje ele é credenciado e realiza cirurgias em Hospitais famosos como: Albert Einstein, Hospital Sírio-Libanes, Oswaldo Cruz e Hospital Santa Catarina, sendo referência no tratamento de problemas oncológicos ortopédicos e também como Especialista em cirurgia do quadril.

Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
Membro da Sociedade Brasileira de Oncologia Ortopédica
Membro da Sociedade Internacional de Salvamento de Membro (ISOLS)
Médico Assistente do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP)
Médico Consultor do Grupo de Oncologia Ortopédica do Hospital Mário Covas da Faculdade de Medicina do ABC
Membro da diretoria da Associação Brasileira de Oncologia Ortopédica