Artroplastia do Quadril

A cirurgia para colocação de prótese de quadril é feita com o intuito de substituir esta articulação que está doente. Na cirurgia é realizada a retirada da cabeça femoral que está gasta e irregular e são colocados implantes metálicos na cabeça do fêmur  na região da bacia onde ela se encaixa, chamada de acetábulo.

Normalmente esta cirurgia é feita  por causa de artrose no quadril, que é o desgaste desta articulação, mas pode ser feita em outras situações como  fraturas, osteonecrose, displasia do quadril, tumores, etc…

Independente se você está pesquisando sobre, ou se já decidiu se submeter à cirurgia de artroplastia do quadril, falaremos sobre informações importantes sobre este procedimento para que você entenda os benefícios, riscos e limitações deste procedimento.

PerguntasFrequentes

Quanto custa uma cirurgia de prótese de quadril?

O custo de uma cirurgia de prótese de quadril varia de acordo com o sistema de saúde em que ele está inserido. Quando falamos de custos, existem 3 grandes variáveis:

  • Hospital
  • Prótese
  • Honorários médicos

Cada um dos sistemas têm suas vantagens e desvantagens:

SUS

Neste caso, a grande vantagem é que o procedimento não custa nada para o paciente. Ele é financiado pelos pagadores de impostos. É proibido cobrar por uma cirurgia realizada pelo SUS. As desvantagens de realizar a cirurgia pelo SUS, é que não se pode escolher o hospital, nem o cirurgião. A regulação de saúde é responsável por direcionar o paciente para o serviço especializado, e o tempo costuma ser muito longo para realização da cirurgia, podendo chegar a anos de espera.

Convênio médico

Os pacientes que possuem o plano de saúde, pagam suas mensalidades  e têm direito à realizar a cirurgia após o tempo de carência, que costuma ser de 2 anos para pacientes com convênios novos e doença pré- existente. Neste caso, a vantagem do paciente é que ele não terá custo adicional. A desvantagem, é que existe um número limitado de especialistas que quadril para escolherem, e que aceitam realizar o procedimento pelos honorários pagos pelo convênio. Muitas vezes o número de hospitais disponíveis é limitado, assim como o modelo  e tipo de prótese.

Particular

Neste caso , a grande vantagem é que o paciente pode escolher seu médico, o hospital  e o implante que foi indicado pelo seu médico. A grande desvantagem é o valor, que será totalmente custeado pelo paciente. Infelizmente, os valores de uma cirurgia totalmente particular são altos.

Existe ainda a opção de misturar os sistemas de convênio médico e particular. Neste caso, o paciente tem os custos hospitalar e da prótese com cobertura pelo convênio e paga apenas o custo dos honorários médicos. Neste caso, o paciente tem um custo bem menor que o sistema particular, mas pode escolher o seu médico de forma irrestrita. Alguns convênios fazem reembolso parcial ou total dos honorários médicos.

Quem tem prótese de quadril pode fazer sexo? Quais os cuidados?

Sim. Este é um tema muito particular para cada paciente, mas o retorno à atividade sexual é benéfica,  e pode voltar a ser realizada entre 4 e 8 semanas após a cirurgia. Isto varia em cada paciente, e mesmo após este período, deve ser feita em determinadas posições que não haja o risco de luxação da prótese. As posições permitidas dependem da via utilizada para realizar a cirurgia e devem ser discutidas com seu médico.

Posso praticar esportes após a cirurgia de prótese de quadril?

Depende. De forma geral, este procedimento não permite o retorno à atividades de alto impacto como futebol, corridas e vôlei, mas permite o retorno à atividades recreativas como andar de moto, natação e  tênis recreativo. O retorno às atividades esportivas deve ser amplamente discutido com seu médico antes do procedimento.

Quanto tempo dura uma prótese de quadril?

Pode-se dizer , de maneira geral, que os implantes atuais duram entre 10 e 20 anos, sendo que a maioria dura mais de 15 anos.

Quanto tempo após a cirurgia de prótese de quadril posso voltar a dirigir?

Este tempo depende de vários fatores como idade, reabilitação  e lado operado. De forma geral, o paciente é liberado para dirigir entre 6 e 8 semanas de cirurgia.

A prótese de quadril apita no detector de metais na fila do banco e no aeroporto?

Sim. A prótese de quadril tem componentes metálicos que são detectados nos detectores de metais de bancos e aeroportos. Nos aeroportos mais modernos, o detector de metais detecta e apresenta a imagem da prótese, sendo mais tranquila a avaliação. Nos bancos, é recomendado explicar que já realizou o procedimento e levar uma imagem de radiografia controle.

Quanto tempo demora a reabilitação da cirurgia de prótese quadril?

O tempo de reabilitação varia em cada paciente, mas de forma geral, entre 6 e 8 semanas o paciente está apto para retornar à suas atividades de vida diária e ao trabalho administrativo. O retorno total à atividades  esportivas varia de 3 a 6 meses, dependendo da modalidade.

Quais são os principais riscos da cirurgia de prótese de quadril?

Os principais riscos são:

  • infecção
  • trombose venosa profunda
  • luxação
  • soltura
  • hemorragia/ anemia
  • lesões neurológicas (nervo ciático e cutâneo lateral da coxa)

O índice de complicações desta cirurgia é menor que 3%.

Existe rejeição de prótese de quadril?

É muito rara a  rejeição da prótese. Rejeição seria uma resposta do próprio organismo à presença da prótese. Os componentes da próteses mais utilizados atualmente são utilizadas em milhões de pacientes ao redor do mundo sem que provoquem uma reação do organismo aos seus componentes.

Qual o índice de sucesso da cirurgia?

O índice de sucesso da cirurgia é muito alto, maior que 95%. Cerca de 99% dos pacientes tem alívio da dor com aumento de sua mobilidade e melhora dos índices de qualidade de vida

Qual e melhor idade para realizar a cirurgia de prótese de quadril?

Não existe idade certa para a cirurgia de prótese de quadril. Ela deve ser indicada , independente da idade, quando os sintomas relacionados ao desgaste da articulação afetarem de maneira significativa e de forma irreversível a qualidade de vida do paciente. 

Deve-se evitar a cirurgia quando outras alternativas ainda sejam possíveis, mas não se deve protelar a cirurgia do paciente quando já existe indicação. Não se justifica manter o paciente com dor e limitação somente para fazer a cirurgia com o paciente mais velho.

Este procedimento não está indicado apenas para idosos. Jovens com patologias reumáticas, como artrite reumatóide juvenil, sequelas de infecções, ou displasias do quadril podem se beneficiar da cirurgia com menos de 20 anos de idade.

Eu realmente preciso da cirurgia de prótese de quadril?

Os pacientes que mais se beneficiam deste procedimento são aqueles que estão com muitos sintomas relacionados ao desgaste da articulação:

  • Dor na região da articulação do quadril, que pode irradiar o joelho.
  • Dificuldade para se vestir e colocar calçados.
  • Dor para para levantar de cadeiras e para se agachar.
  • Dificuldade para caminhar longas distâncias.
  • Dificuldade para subir escadas.
  • Necessidade de apoio de bengala ou muleta para sua locomoção.
  • Necessidade de uso de analgésicos com muita frequência.
  • Rigidez da articulação.
  • Tratamento conservador com medicamentos e fisioterapia sem sucesso.
  • Dificuldade de realizar pequenas atividades do dia a dia que lhe dão prazer.

 

Caso você tenha muitos dos sintomas listados acima, você provavelmente será candidato à cirurgia.

Quais exames são necessários para decidir sobre a colocação de prótese de quadril?

A avaliação da história e exame físico do paciente são os principais fatores para decisão da cirurgia. De qualquer maneira, alguns exames podem auxiliar e fortalecer a indicação do procedimento.

  • Radiografia simples: é um ótimo exame para avaliação do desgaste da articulação. A diminuição do espaço articular, a presença de osteófitos, cistos e esclerose óssea são outros sinais de desgaste.
  • Ressonância magnética e Tomografia Computadorizada: podem auxiliar no planejamento cirúrgico e na avaliação de lesões pontuais de cartilagem e falhas ósseas.

O que posso esperar da cirurgia de artroplastia de quadril?

É importante que o paciente tenha expectativas realistas da cirurgia.

A maioria dos pacientes submetidos à cirurgia irão ter uma  resolução total do quadro de dor e terão uma melhora expressiva da capacidade de realizar suas atividades de vida diária.

Como os implantes apresentarão desgaste ao longo do tempo, os cirurgiões costumam recomendar a proibição de atividades físicas de impacto como corridas, saltos, futebol, ou outros esportes de grande impacto.

Atividades esportivas leves como natação, musculação, bicicleta e  dança poderão ser realizadas como os devidos cuidados.

Como funciona a cirurgia de prótese de quadril?

Na cirurgia para colocação de prótese de quadril, a cartilagem e ossos danificados da articulação são substituídos por um implante sintético.

  • A cabeça femoral é substituída por uma  haste metálica que pode ser implantada sob pressão, ou cimentada.
  • Na ponta da haste, é implantada uma nova cabeça que pode ser metálica, ou de cerâmica, que é uma superfície mais moderna, com menor desgaste.
  • A superfície acetabular danificada é substituída por um uma taça acetabular metálica,  que pode ser fixada sob pressão e com parafusos, ou cimentada.
  • Dentro da taça acetabular, é colocado um implante de polietileno ou de cerâmica, que irá fazer a nova articulação com a nova cabeça femoral.

Quais são os riscos para colocação de prótese de quadril?

Esta é uma cirurgia segura se realizada em bom hospital e com equipe especializada, mas sempre existem riscos relacionados ao procedimento. Dentre eles , podemos citar:

  • Infecção: pode ocorrer quando bactérias invadem o sítio cirúrgico. Elas podem ser provenientes da própria pele do paciente, ou de bactérias hospitalares. A infecção da prótese de quadril deve ser feita rapidamente com limpeza cirúrgica e uso de antibióticos.
  • Trombose venosa profunda: pode ocorrer quando um coágulo se forma e interrompe o fluxo dentro das veias na perna do paciente. A trombose pode ser prevenida com uso de meias elásticas, medicamentos anticoagulantes e movimentação precoce do paciente.
  • Luxação: em alguns casos pode ocorrer o deslocamento da prótese. Nestes casos, ela deve ser colocada no seu lugar, e dependendo do casos, pode ser necessária nova cirurgia

Como devo me preparar para a cirurgia de colocação de prótese de quadril?

  • Informação: Inicialmente, o paciente deve estar informado sobre a cirurgia. Ele deve estar ciente de todos os aspectos que envolvem o procedimento, e sua reabilitação. Quanto mais informado o paciente, melhor irá ser o procedimento. Pergunte a seu médico  tudo que tenha dúvida sobre o procedimento. A dúvida gera ansiedade.
  • Foco: O paciente deve estar focado e preparado para a cirurgia. Com isso , tudo que envolve o procedimento será mais fácil, assim como os obstáculos que ele tenha que enfrentar após o procedimento. Avaliação médica com cardiologista: a partir do momento em que você decidiu que irá ser submetido à cirurgia, você deverá passar por uma avaliação pré- operatória para certificar que está apto a realizar a cirurgia. Caso tenha alguma doença crônica como diabetes, é importante passar com seu médico para que este verifique os riscos e cuidados que devem ser tomados antes do procedimento.
  • Exames pré- operatórios: exames de sangue, eletrocardiograma, radiografia de tórax e ecocardiograma são  solicitados antes da avaliação com cardiologista.
  • Preparo da casa:  o paciente submetido à cirurgia de artroplastia do quadril deve realizar uma série de adaptações em sua casa para facilitar sua reabilitação:
    • Cuidador: é importante que tenha algum familiar ou cuidador que auxilie nas suas atividades nos primeiros dias.
    • Adaptação de quarto no andar térreo em casas de mais de um andar.
    • Retirar tapetes: é importante para evitar acidentes e quedas.
    • Instalação de barras no box e banheiro
    • Instalação de tapetes aderentes no box do banheiro
    • Uso de cadeira no banho
    • Aumento da altura do vaso sanitário com tampas adaptadas
    • Uso de esponja com cabo.
    • Uso de calçados sem cadarço  e com colocador longo.
    • Uso de poltronas altas ou com almofadas que permitam que os joelhos fiquem, abaixo da altura dos quadris.
    • Uso de suportes, como andador ou muletas, de acordo com a orientação médica.

O que acontece após a cirurgia?

A cirurgia dura aproximadamente 2 horas.

Dentro de 24 horas após o término do procedimento já é iniciada a reabilitação com fisioterapia. O fisioterapeuta irá ajudar o paciente a movimentar a musculatura do membro operado, a se levantar da cama, e andar no quarto e fora dele. O tempo total da fisioterapia pós- operatória é de cerca de 6 a 8 semanas, quando o paciente estará apto a realizar suas atividades sem apoio, com independência. Depois é continuado o fortalecimento muscular, que deve durar cerca de 6 meses.

O tempo total de internação varia de 2 a 5 dias.

Outros cuidados após a cirurgia incluem:

  • Cuidados com limpeza do curativo.
  • Dieta adequada.
  • Uso de medicamentos analgésicos e anti- coagulantes para prevenção de trombose.
  • Uso de meias elásticas.

Quanto dura o implante de prótese de quadril?

Há vários fatores que influenciam na duração da prótese.

  • O tipo  e marca da prótese.
  • O bom posicionamento dos implantes  durante a cirurgia.
  • A quantidade de carga na prótese.
  • Idade do paciente.

 

Pode-se dizer , de maneira geral, que os implantes atuais duram entre 10 e 20 anos, sendo que a maioria dura mais de 15 anos. A duração dos implantes é cada vez maior devido à evolução dos materiais utilizados.

Quando a prótese apresenta sinais de desgaste ou soltura, deve-se realizar um procedimento cirúrgico chamado de revisão de prótese de quadril para troca dos implantes danificados.

Como proteger sua prótese de quadril?

Para que sua prótese de quadril tenha duração adequada, você pode ter atividades e comportamentos que ajudam na sua manutenção:

  • Realização de atividades para fortalecimento muscular.
  • Cuidados com a prevenção de quedas e outros acidentes.
  • Orientar seu dentista sobre a presença de sua prótese para que o mesmo utilize antibióticos antes dos procedimentos dentários invasivos.
  • Acompanhamento médico periódico com a realização de radiografias.

Dr. Daniel Rebolledo

  • Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
  • Membro da Sociedade Internacional de Salvamento de Membro (ISOLS)
  • Médico Assistente do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP)
  • Médico Consultor do Grupo de Oncologia Ortopédica do Hospital Mário Covas da Faculdade de Medicina do ABC
  • Membro da Associação Brasileira de Oncologia Ortopédica (ABOO)
SAIBA MAIS
Dr. Daniel

Agende Sua Consulta

Para agendar sua consulta clique no link e siga as instruções. Ou, se preferir, Entre em contato por telefone em uma das unidades mais próximas a você em São Paulo ou Santo André.

São Paulo:

DWO Médicos Associados | Rua Haddock Lobo, 131, cj 1509 Cerqueira César, São Paulo / SP | (11) 4750-2209

 Whatsapp: (11) 93387.0542

Santo André:

Instituto Prata de Ortopedia | Rua das Paineiras, 161 Bairro Jardim – Santo André / SP | (11) 2677-5711 | (11) 97433.8167

últimas do blog

Copyright © Todos os direitos Reservados. | Dr. Daniel Rebolledo - Médico CRM-SP 12 3456

Criação de sites: Agência 3xceler - Criação de sites
LIGAR

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

NÓS TE LIGAMOS
Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.
Ícone do Whatsapp branco em fundo verde